Com impressora 3D e a Máquina de corte a Laser alunos da EEL já podem dar asas à imaginação

A impressora 3D ainda é novidade pra muita gente. O equipamento, que parece ter saído de um filme ficção, é capaz de produzir objetos simples, como uma peça de xadrez, ou complexos, como uma casa. Basta você desenvolver o protótipo em um software específico de desenho, que a impressora fará o trabalho de materializar esse elemento pra você nas dimensões desejadas.

Na Escola de Engenharia de Lorena (EEL) da USP os alunos já tem a possibilidade de se integrar a essa tecnologia e testar suas habilidades em prototipagem em impressão 3D (FDM-fused deposition modeling / Manufatura Aditiva).  A Escola disponibilizou recentemente aos estudantes uma impressora 3D que produz peças de pequeno porte em material polimérico (PLA e ABS).  O equipamento fica no “Espaço Labore”.

Alguns alunos já estão utilizando a Impressora 3D para desenvolver seus projetos. “A ideia é que os nossos alunos se familiarizem com o equipamento para estarem aptos a desenvolver projetos de engenharia por meio de impressão 3D”. Diz a professora Dra. Katia Cristiane Gandolpho Candioto, responsável pelo laboratório.

A docente conta que recentemente foi oferecido aos alunos um mini-curso nos programas FreeCAD e Blender (projeto FIB) para capacitá-los para operar o equipamento. No final do curso os participantes desenvolveram um protótipo impresso na impressora 3D. Os responsáveis pelos cursos foram: Rafael Augusto Mota e Renê Reginato David Viana.

Em breve a EEL receberá outra impressora 3D (FDM-fused deposition modeling / Manufatura Aditiva) para objetos de porte um pouco maior do que a atual e também maior variação de materiais poliméricos (PLA, ABS, PET-G, Flexível, Fibra de carbono e Tritan).

Corte a Laser

Outro equipamento que pode ajudar bastante os alunos da EEL em seus projetos é a “Máquina de Corte a Laser” recentemente recebida na instituição. A máquina, que fica na sala “Hertz Maker”, além de cortar peças dos mais variados materiais (madeira, acrílico, EVA, couro e pano), faz gravações personalizadas em outros materiais como vidros, espelhos e alguns metais.

Para capacitar os alunos para utilizar a máquina de corte a laser foi oferecido um minicurso pelo programa Inkscape (projeto FIB). (responsável do curso: Luiz Fernando Moretão).

Os alunos da AeroEEL/SkyMamonth não perderam tempo e estão desenvolvendo partes de seu aeromodelo na máquina de corte a laser.

Ambos os equipamentos foram adquiridos via recursos de equipamentos para laboratórios didáticos do curso de Engenharia Física da EEL, sob coordenação do Prof. Dr. Durval Rodrigues Junior. O propósito é de oferecer a todos os alunos da EEL a oportunidade de dar asas à imaginação e criatividade para desenvolver projetos.

O projeto FIB sob a responsabilidade da professora Katia Candioto terá continuidade com novos minicursos e suporte aos projetos desenvolvidos com uso destes novos equipamentos. Novas chamadas serão divulgadas pelo e-mail Institucional.

O ‘Espaço Labore’ e o ‘Hertz Maker’ ficam na Área II da EEL nos prédios da graduação de Engenharia Física. Qualquer aluno da EEL pode utilizar as salas e seus equipamentos mediante agendamento. Para isso basta entrar em contato com os monitores responsáveis do projeto FIB pelo e—mail fib.eel@usp.br.