Ciência para todos. Lorena cria Clube de Ciências da USP

Live no dia 13/05 explica como serão as atividades do projeto que visa, dentro outras coisas, aproximar o mundo científico do cotidiano das pessoas.

Diante dos últimos acontecimentos no Brasil e no Mundo fica evidente a necessária renovação do ensino de ciências. E somente com bases sólidas e informação de qualidade será possível ver uma transformação na sociedade contemporânea. Para isso, é necessário desmistificar o Universo científico e torná-lo acessível a todos os públicos.

Pensando nisso surge na Escola de Engenharia de Lorena (EEL) da USP o “Clube de Ciências”.  No formato on-line e acessível a pessoas do Brasil e do Mundo, o Clube irá funcionar como uma comunidade de aprendizagem. O foco será a formação, tanto formal quanto continuada, de alunos do ensino fundamental, ensino médio, graduação e pós-graduação, pós-docs, professores de Educação Básica e do Ensino Superior, pais e outras pessoas interessadas em ciências.

O “Clube de Ciências” teve início em 28 de abril e usará a plataforma Cuboz para suas atividades.  De acordo com o idealizador do projeto, o Professor Dr. Carlos Alberto Moreira dos Santos, a Coordenação do Clube envolve uma equipe verdadeiramente multidisciplinar;  condição necessária para promover uma educação inter e transdisciplinar, essencial nesse  século 21. Os objetivos principais do Clube de Ciência são:

- Desenvolver o gosto pela experimentação e pelo método científico;

- Disseminar a ciência por meio de uma comunidade de aprendizagem;

- Fazer a educação científica usando todas as ferramentas tradicionais e de mídias digitais;

- Promover a formação continuada em todos os níveis por meio da abordagem histórico-social de Vygotsky;

- Trabalhar em grupos multidisciplinares com profissionais da educação de todas as áreas e de todos os níveis, visando a educação inter e transdisciplinar;

Divulgar as atividades de Ensino, Pesquisa e de Extensão da EEL e da USP; e

- Combater o negacionismo.

No dia 13/05, às 19 horas, haverá uma Live no  Canal do Cuboz YouTube para apresentação do “Clube de Ciências” da USP de Lorena.  Na ocasião o Prof. Carlos dos Santos responderá à perguntas do público.  Essa apresentação será aberta a todos os interessados.

O 1º evento oficial do Clube está marcado para o dia 22 de setembro, dia do equinócio de primavera no hemisfério Sul, quando o Sol passa exatamente sobre o equador. “Neste dia, faremos palestras, hands-on e experimentação orientada em diversas escolas de Norte ao Sul do Brasil. Já contamos com colaboradores confirmados do Ceará, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, além de diversos professores de nossa região, que inclui o triângulo entre os municípios de São José dos Campos-SP, Volta Redonda-RJ e Itajubá-MG”. Diz idealizador do Clube de Ciências. Santos explica que o tema do 1º evento tratará do experimento de Eratostenes, que pode ser feito de forma muito simples com uma haste e uma trena em dias ensolarados, demonstrando por meio da medida de sombras que o planeta Terra é esferoide.

Para participar do Clube é necessário fazer cadastro na plataforma Cuboz: