Pular para o conteúdo principal

SIICUSP: EEL terá 02 representantes da Iniciação científica no exterior

Dos 10 estudantes da USP selecionados para ir para o exterior pelo SIICUSP, dois são da EEL

Por Simone Colombo

 

Ingressar no universo científico ainda na graduação é uma oportunidade que o programa de Iniciação Científica (IC) da USP oferece aos seus alunos.  Através do programa, os jovens são submersos no mundo da pesquisa e têm a oportunidade de aprender novas metodologias e buscar soluções para diversos problemas do mundo da ciência.  Fazer IC une a teoria com a prática e deixa os alunos com o pé na Pós-Graduação e com potencial de se tornarem novos cientistas.  E os frutos de toda sua dedicação, bem como o talento para buscar novas descobertas, podem ser colhidos antes mesmo de serem engenheiros. Esse é o caso dos alunos da Escola de Engenharia de Lorena (EEL) da USP; Danilo Alencar de Abreu (Engenharia de Materiais) e Gabriel da Silva Motta (Engenharia Química). Os dois estão entre o grupo seleto de 10 estudantes da USP selecionados na Etapa Internacional do SIICUSP (Simpósio de Iniciação Científica e Tecnológica da USP) para representar o país no exterior. O SIICUSP, que visa divulgar e acompanhar resultados de projetos de IC realizados por estudantes de graduação da USP teve em 2019, 3.760 inscritos.

 

Na EEL foram apresentados 100 trabalhos na primeira fase do SIICUSP realizada na unidade no dia 08 de outubro de 2019.  Destes 100, 15 foram selecionados por um grupo de avaliadores para participar da Etapa Internacional em São Paulo, no dia 5 de novembro.

 

De todas as unidades da USP, participaram da etapa internacional 560 estudantes. Ao final dessa etapa, 112 receberam menção honrosa e dentre esses 10 foram indicados pelo Comitê científico composto por docentes da USP para representar a USP em eventos no exterior.

 

O trabalho de Gabriel Motta, que está no 4º ano da graduação, pesquisa uma nova rota sintética de encapsulação de nanopartículas de óxido de zinco. O óxido de zinco, segundo o estudante, é muito utilizado na indústria de cosméticos, por exemplo, em protetores solares e também na confecção de biossensores, desodorantes e pigmentos.  “Na literatura existem rotas muito complexas feitas com reagentes que precisam ser sintetizadas por rotas ainda mais complexas. Estamos estudando uma nova rota a partir de novos reagentes que sejam mais viáveis, mais eficientes, mais ágeis e mais econômicos.” Explica Gabriel. Ele conta que foi a primeira vez que participou do SIICUSP em São Paulo. Na ocasião teve a oportunidade de conhecer outros trabalhos na mesma área e trocar conhecimentos, o que, segundo ele, pode vir a resultar em parcerias e trazer novos prismas para sua pesquisa.

 

O trabalho apresentado pelo Danilo no SIICUSP busca uma nova base para o desenvolvimento de novas ligas metálicas (Titânio, alumínio, e zircônio) que possam ser usadas em altas temperaturas na indústria aeroespacial.  Danilo, que viajou no início de fevereiro pra França para realizar um intercâmbio, conta que começou sua iniciação científica em 2016 no segundo ano da graduação. O estudante em breve irá publicar um artigo em uma revista científica da área, o que não é tão comum para um aluno de graduação. Para o jovem de 24 anos, que está no penúltimo semestre do curso de Engenharia de Materiais, fazer IC foi sua melhor escolha: “Estou vivendo coisas que quando eu ingressei na graduação, não imaginaria estar vivendo tão cedo”.

 

Gabriel também sabe que está no caminho certo. “Minha iniciação científica tem trazido um grande enriquecimento profissional e pessoal. Trabalhar com pessoas referências na área (Prof. Amilton Martins dos Santos e Profa.  Elodie Bourgeat-Lami) durante minha graduação tem sido algo muito enriquecedor”.

 

Os alunos da EEL irão apresentar seus trabalhos de iniciação científica nas universidades Rutgers e Ohio State, ambas nos Estados Unidos entre os meses de março e abril, em data ainda a ser definida. As despesas da viagem serão custeadas pela Pró-Reitoria de Pesquisa.  O grupo terá o privilégio de realizar visitas aos laboratórios e de conhecer as pesquisas destas universidades.

 

Para a Presidente da Comissão de Pesquisa da EEL, a Profa. Maria das Graças de Almeida Felipe “O resultado do SIICUSP significa o coroamento do esforço empreendido pela EEL para a busca pela excelência científica. Por seu histórico, a unidade vem, há muito, se destacando no ensino e na pesquisa o que se reflete, também, na vocação para intensificar a formação do aluno. Por outro lado, deve-se ressaltar que a Iniciação Científica tem um importante papel na formação complementar dos alunos, desenvolvendo competências como aguçamento do pensamento crítico, autonomia, capacidade de entregar soluções.”

 

Os alunos da EEL que se destacaram no SIICUSP e receberam menção honrosa e concorreram a representar a USP nos EUA foram:

- Danilo Alencar de Abreu, orientado pelo Prof. Dr. Gilberto Carvalho Coelho, com o trabalho “Estudo experimental da projeção liquidus no sistema Al-Ti-Zr"; (Selecionado)

 - Eduardo Vinícius da Silva Ribeiro, orientado pela Profª. Drª. Bertha María Cuadros Melgar, com o trabalho "Radiação Hawking e Evaporação de Buracos Negros";

- Gabriel da Silva Motta, orientado pelo Prof. Dr. Amilton Martins dos Santos, com o trabalho "Estudo de uma nova rota sintética para a encapsulação de nanopartículas de ZnO via a polimerização RAFT em emulsão"; (Selecionado)

- Gabriel Nery da Silva, orientado pela Profª. Drª. Sandra Giacomin Schneider, com o trabalho "Revestimento antioxidante a base de Si-Cr-Fe para aplicação aeroespacial";
- Nayelen Sayuri Ribeiro Aizawa, orientada pelo Prof. Dr. Sílvio Silvério da Silva, com o trabalho "Biossurfactantes na óptica das biorrefinarias: aplicações em formulações larvicidas.