Seminário promovido pela USP de Lorena discute novas metodologias de ensino no mundo pós-pandemia

Como transformar o ensino tradicional em um meio de transmissão do conhecimento atrativo e inovador para os jovens da atualidade?  Esse é o grande desafio para educadores do Brasil e do mundo inteiro.

Para discutir, apresentar e conhecer o que há de conteúdo inovador na área educacional a Escola de Engenharia de Lorena (EEL) da USP realizou, dia 09 de setembro, o III Seminário de Boas Práticas de Ensino. O objetivo é incentivar e promover inovações na área.

Em sua 3ª edição, desta vez online devido à pandemia do novo coronavírus, o evento alcançou pessoas de todo o país.  “Tivemos 4.762 inscrições, de professores, pesquisadores e estudantes de mestrado e doutorado e de estudantes de graduação na área de educação” conta o coordenador do evento, o Professor Herlandí de Souza Andrade. Segundo ele, também participaram desta edição professores de todos os níveis de ensino, desde o fundamental até docentes de pós graduação.

“O Seminário de Boas Práticas de Ensino e Aprendizagem acontece na EEL há 3 anos e foi uma iniciativa da coordenação do curso de Engenharia de Produção da EEL,  sempre com o apoio da Comissão de Graduação da Unidade que visualiza nesse tipo de evento uma excelente oportunidade para que os docentes de Lorena e de outras IES troquem experiências sempre com o intuito na melhoria do ensino”,  salienta a Professora Elisangela Moraes, Presidente da Comissão de Graduação da EEL.

Foram quase 12 horas ininterruptas de palestras, mesas redondas e apresentações de conteúdos cuja temática apresentava visões contemporâneas de ensino como: metodologias ativas, currículos inovadores, os desafios e as possibilidades do ensino remoto, como preparar conteúdos para EaD, a gamificação, os projetos integradores e interdisciplinares, a construção de soft skills e a necessidade da formação de professores altamente capacitados e versáteis às mudanças vertiginosas que acontecem no mundo atual.

Na cerimônia de abertura o Diretor da EEL, Professor Silvio Silverio da Silva destacou que um novo modo de ensinar deva surgir pós-pandemia. “As aulas presenciais são insubstituíveis, mas a pandemia apontou novos caminhos.” Para ele, muitas habilidades já foram absorvidas pelos docentes da Universidade nos últimos meses devido à adaptação das aulas do meio presencial para o virtual e é imprescindível aproveitar esse momento para enriquecer ainda mais a maneira de transmissão de conhecimentos.  “Isso vem de encontro com a proposta da gestão da Diretoria da Unidade de Lorena, que assumiu, há cerca de dois meses, que tem, em uma de suas premissas, discutir a modernização didática. É uma obrigação nossa enquanto educadores já que o mercado de trabalho exige cada vez mais habilidades e competências com foco especial nas chamadas soft skills que se mostraram importantíssimas nesse novo modo de vida".

A necessidade de quebrar paradigmas no universo da educação pode ser observada pela repercussão do evento. Nas edições anteriores o seminário era restrito à Unidade da USP de Lorena, a EEL, e a pandemia permitiu que essa discussão fosse levada para além dos muros da Universidade.  “O número de inscritos atesta a demanda pelo assunto”. Diz o Diretor da Unidade.

O Vice-Diretor da EEL, Professor Durval Rodrigues Junior destaca que, diante da pandemia, os docentes já adquiriram novas aptidões e estão desenvolvendo um belíssimo trabalho de ensino. “Esse seminário permite o aprimoramento, a adaptação e o conhecimento de técnicas para que os docentes consigam ministrar aulas de maneira diferenciada com muita qualidade”, declara.

O comprometimento com melhorias à qualidade de ensino, por parte da EEL e sua Comissão da Graduação foi destacado pela Pró-reitora Adjunta de Graduação da USP, Professora Maria Vitória Lopes Badra Bentley, em presença virtual na abertura do evento. “A unidade possui 3 projetos que participam do programa “Aprender na comunidade”  que tem como foco dar caráter transdisciplinar à graduação”.  Isso mostra o interesse e a preocupação da Unidade com o ensino extramuros na área de Engenharia.

Também em presença virtual na abertura do evento, o Pró-Reitor de Graduação, Prof. Edmund Chada Baracat, salientou que a Unidade de Lorena tem tradição no alicerce do ensino sólido das engenharias e também vocação para o ensino médio.  O Pró-reitor citou o desempenho do Colégio Técnico mantido pela unidade de Lorena, que está entre as 10 melhores escolas públicas do país e do Estado.  Baracat lembra, ainda, que o Reitor da USP sempre destaca que apesar da USP ser um forte centro de pesquisa, a graduação é uma vitrine que transfere os mais modernos conhecimentos científicos e tecnológicos aos seus egressos.  “A graduação é um dos grandes pilares da Instituição. E é o dever de uma universidade pública mantida por recursos da população do Estado de São Paulo devolver a essa população uma formação de qualidade” enfatiza.

O organizador do Seminário avalia que o evento trará bons frutos. “Tivemos um dia intenso, com cinco palestras e uma mesa redonda, em que foi possível compartilhar experiências, discutir e refletir sobre as boas práticas de ensino e aprendizagem. Fechamos o evento refletindo como a educação pode ser transformadora”.

A íntegra do III Seminário de Boas Práticas de Ensino e Aprendizado está disponível no YouTube e aberto a todos os interessados.   A próxima edição está prevista para setembro de 2021.

Link: https://www.youtube.com/watch?v=7IB-4rHGi_Y