Programa busca reduzir desperdício em restaurante da USP em Lorena

Peso de restos de alimentos e troca de copos plásticos são algumas das ações do Prato Limpo na Escola de Engenharia de Lorena

Vivemos em um momento de ameaça de escassez de alimentos mediante o aumento da população mundial e as mudanças climáticas que poderão interferir na produção de recursos naturais.   Sendo assim, tanto a produção quanto o consumo sustentável de alimentos devem ser revistos por todos a fim de gerar um bônus ao planeta. Diante disso uma das metas da ONU para 2030 é o de reduzir, mundialmente, pela metade o desperdício de alimentos per capita.

Desse modo, o desperdício deve ser combatido não só nos campos produtores, e no transporte de alimentos, mas também na mesa. NA USP, os Restaurantes Universitários produzem um grande volume de alimentos e atendem um fluxo de pessoas considerável.  O programa Prato Limpo, implantado desde 2015 em Lorena é uma idealização dos docentes da EEL, Profa Dra. Danúbia Caporusso Bargos, Prof. Dr. Fabiano Fernandes Bargos e Prof. Dr. Morun Bernardino Neto junto a alunos bolsistas que viram nesse ambiente um local fértil para implementar e incentivar a prática do consumo sustentável.

Para que o Projeto pudesse conquistar resultados significativos, os idealizadores contaram com o apoio incondicional da Responsável pelo RU da EEL, a nutricionista Roberta de Oliveira.

Saiba mais no Jornal da USP