Skip to main content

EEL tem novo Ouvidor

Por Simone Colombo

 

Você sabia que a Escola de Engenharia de Lorena (EEL) da USP conta com uma ouvidoria, onde a figura do Ouvidor, que, como o próprio nome sugere: é aquele que ouve? Nomeado recentemente pela Reitoria após indicação da Diretoria da EEL, o Prof. Dr. Domingos Savio Giordani fala um pouco dessa função não muito utilizada dentro da Instituição, no entanto, muito importante para resolução de divergências organizacionais.

 

O docente explica que a Ouvidoria é um canal aberto e independente que a USP e a EEL proporcionam à comunidade interna e externa para a solução de problemas. Segundo ele, cabe ao ouvidor atuar como um interlocutor entre o usuário, o destinatário da reclamação/denúncia e os dirigentes da Universidade com a missão de encontrar uma resposta e, se possível, uma solução para a questão apresentada.

 

Ouvidor da EEL. Prof. Domingos Giordani

Fazer uma ponte entre o cliente e a Instituição é uma missão que requer muita responsabilidade. “O mais importante é que o Ouvidor tenha a necessária independência para agir no sentido de buscar uma solução, muitas vezes negociada, para os conflitos e problemas apontados não sendo pressionado por nenhuma das partes envolvidas a conduzir a demanda de acordo com interesses pessoais, mas sim, de acordo com as normas e regulamentos da Universidade e da administração pública”. Declara.

 

O Docente destaca que as questões levadas à ouvidoria devem ter caráter técnico e administrativo “A ouvidoria não se ocupa de problemas e conflitos privados entre membros da comunidade universitária.”

 

 “Vamos procurar dar andamento às questões apontadas pelos interessados sempre tendo em mente os princípios: rapidez, publicidade, segurança, efetividade, atualidade, generalidade e transparência. Sempre que o interesse público estiver sendo comprometido, estaremos prontos a agir”. Salienta Giordani.

 

Ouvidoria da EEL

 

Ao acessar a aba Transparência da página da EEL, tem-se acesso à Ouvidoria Geral da USP, lá se encontram os nomes e contatos de todos os ouvidores das unidades, inclusive da EEL.

O e-mail da ouvidoria da EEL é: ouvidoria@eel.usp.br