Skip to main content
faixa Luto Pela Vida

EEL lança a 4ª edição do Desafio do Conhecimento.

Você é bom em resolver enigmas? Então o Desafio do Conhecimento é pra você.

 

Por Simone Colombo

 

A resolução de um problema consiste em identificar um tema, estudá-lo, desenvolver métodos, estratégias e, a partir daí, lançar mão de ações concretas a fim de solucionar a questão. Se você é bom em encontrar respostas para enigmas misteriosos, então o IV Desafio do Conhecimento é pra você.

 

Esta competição desenvolvida pela Escola de Engenharia de Lorena (EEL) da USP tem como objetivo avaliar a capacidade de aprendizagem científica por meio de aptidões como a criatividade, a atitude e a inovação. Podem participar, alunos do ensino médio (1º, 2º e 3º ano) e do ensino fundamental II (6ª, 7ª, 8ª e 9ª série) de todo país.  Na edição anterior, mais de mil estudantes aceitaram o desafio.

 

O IV Desafio do Conhecimento será realizado em duas etapas virtuais:

  • Primeira - Dias 05 e 06 de outubro: Fase Classificatória.  Nessa fase o estudante acessa a página do evento e lá será apresentado a um conjunto de enigmas que deve ser desvendado no tempo limite de 2 (duas) horas.  
  • Segunda – Dias 24 e 26 de novembro: Fase Eliminatória. Os participantes que passarem para a segunda fase irão receber orientações para baixar um aplicativo. Por meio dele será apresentado pela organização outro problema desafiador. A diferença é que nessa etapa serão formados times aleatórios, independente da origem dos participantes. Esses times terão 4 horas para encontrar o resultado do problema. 

A Coordenadora da competição, a Prof.ª Sandra Schneider, destaca que não é só o grau de conhecimento que será avaliado. “Nós idealizamos uma competição igualitária valorizamos a capacidade investigativa por meio da pesquisa, em que, competências como autonomia, poder de decisão, trabalho em equipe, controle das emoções e a agilidade dos jovens são estimuladas. Enquanto eles se envolvem na resolução do problema, vão adquirindo conhecimentos. Isto enriquece o aprendizado e abre portas para competências socioemocionais essenciais no mundo contemporâneo”.

 

Serão premiados em cerimônia virtual os 3 participantes de cada série que obtiverem o melhor desempenho num total de 21 estudantes.

 

As inscrições estão abertas até dia 02 de outubro

 

Inscrições e mais informações no link: https://desafiodoconhecimento.eel.usp.br/

 

Image removed.