Pular para o conteúdo principal

"O impacto das diferentes estruturas do vento solar na variabilidade do cinturão externo de radiação e possíveis efeitos sobre o clima da América do Sul"

O Mamutes na Ciência encerra o semestre com o Colóquio: "O impacto das diferentes estruturas do vento solar na variabilidade do cinturão externo de radiação e possíveis efeitos sobre o clima da América do Sul".

 

No Mamutes da Ciência de 12 de junho, quarta-feira, às 17h40 no auditório principal, a pesquisadora do INPE Ligia Alves da Silva vem nos falar sobre vento solar e clima com a palestra intitulada "O impacto das diferentes estruturas do vento solar na variabilidade do cinturão externo de radiação e possíveis efeitos sobre o clima da América do Sul".

 

O papel preciso do acoplamento energético entre diferentes estruturas de vento solar e a magnetosfera da Terra ainda está em debate, principalmente quanto a variabilidade do cinturão externo de radiação. Aqui discutimos a variabilidade do cinturão externo de radiação observada por instrumentos a bordo das Sondas Van Allen durante a passagem de duas diferentes estruturas interplanetárias, como, Ejeção de Massa Coronal Interplanetária (Interplanetary Coronal Mass Ejection - ICME) e Feixe de Vento Rápido (High Speed Stream - HSS). Especificamente, nos concentramos nos mecanismos de Magnetopause Shadowing e de interação onda-partícula durante períodos de diminuição (dropout) e aumento (enhancement) dos fluxos de elétrons de alta energia. Os dropouts tipicamente implicam na precipitação de partículas na região auroral e na Anomalia Magnética do Hemisfério Sul (Southern Hemisphere Magnetic Anomaly - SHMA). A precipitação de partículas sobre a SHMA pode afetar a composição estratosférica, a estrutura térmica na região tropical/subtropical e, consequentemente, o clima sobre a América do Sul.

 

Mamutes na Ciência é uma série de Colóquios promovidos por um grupo de docentes da EEL afim de levar assunto científicos para a vida das pessoas de uma forma simples. É destinado aos alunos da EEL, mas qualquer pessoa pode participar.

 

Não perca! Não precisa de inscrição. É só chegar e absorver conhecimento.

 

Local do evento

Auditório do Centro de Informática - Área I

Escola de Engenharia de Lorena

Universidade de São Paulo

Bairro do Campinho

 

De
até