EEL promove Semana especial em comemoração dos 150 anos da Tabela Periódica

Tendo em vista o aniversário de 150 anos da criação da Tabela Periódica, a Assembleia Geral das Nações Unidas e a UNESCO proclamaram o ano de 2019 como sendo o “Ano Internacional da Tabela Periódica” e vem incentivando a realização de eventos relacionados ao tema por todo o mundo.

Como uma Escola de Engenharia, fazemos uso da Tabela Periódica como uma importante ferramenta que nos auxilia continuamente nas atividades do dia-a-dia, seja no âmbito do ensino, como no de pesquisa e desenvolvimento.

Para comemorar essa data, a Escola de Engenharia de Lorena (EEL) da USP promove a “Semana da Tabela Periódica” que será realizada entre os dias 30 de Setembro e 04 de Outubro de 2019, e todos os alunos (COTEL, graduação e pós-graduação), docentes e funcionários da EEL estão convidados.

As palestras acontecerão no Auditório do Centro de Informática a partir das 17h45.

Programação:

30/Set (segunda-feira): “Metalofármacos de rutênio: de agentes antitumorais a uma alternativa para doenças negligenciadas” – Dra. Mariete B. Moreira (Instituto Federal de São Paulo)

01/Out (terça-feira): “Nióbio: escravização ou a maior riqueza nacional? As 12 simetrias do nióbio na tabela periódica” – Dr. Daltro Garcia Pinatti (EEL/USP)

02/Out (quarta-feira): “Do carvão ao grafeno” – Dr. Bruno Manzolli (Universidade Brasil)

03/Out (quinta-feira): “A tabela periódica: um monumento à química e à literatura” – Dr. Aislan C. Maciera (FFLCH/USP)

04/Out (sexta-feira): “Terras raras: o ouro do século XXI” – Dra. Idelma Terra (UFSCar)

De

até