Pular para o conteúdo principal
Engenharia Física

Graduação > Cursos > Engenharia Física

Sobre o curso

Forma um engenheiro com perfil generalista, com sólida base cientifica e tecnológica nas disciplinas de Física, Química e Matemática, preparados para aplicar esses conhecimentos básicos na inovação e resolução de problemas tecnológicos em diversas áreas, tais como Energias Alternativas, Nanotecnologia, Eletrônica Quântica, Óptica e Fotônica, Transporte, Microfabricação e desenvolvimento de novos materiais e dispositivos. A formação enfatiza simultaneamente as visões de cientista e de engenheiro que fundamentarão seu desempenho profissional.

Infraestrutura

O curso de Engenharia Física da EEL se dá, em grande parte, na Área II da Unidade nas dependências do Departamento de Engenharia de Materiais (DEMAR). Essa infraestrutura, inclusive com as plantas pilotos, somando-se aos laboratórios do Programa de Pós-Graduação do DEMAR contribui para o grande diferencial do curso de Engenharia de Física da EEL . 

Inserção Profissional

O Engenheiro Físico estará apto à pesquisa, ao desenvolvimento tecnológico e ao desempenho de papéis de liderança na introdução de novas tecnologias, processos e produtos no segmento industrial com elevado valor agregado. Esse engenheiro pesquisa e soluciona problemas das diversas áreas da tecnologia moderna, especialmente aquelas de grande impacto tecnológico nas quais os conhecimentos de Física Clássica e Física Moderna constituem o seu alicerce.

Informações

  • Integral
  • 40 vagas
  • Bacharelado
  • 10 semestres

Sobre as vagas

FUVEST: Total - 30 vagas - Acessar
Ampla Concorrência: 18 vagas
Escola Pública: 7 vagas
PPI: 5 vagas
SISU: Total - 10 vagas - Acessar
Ampla Concorrência: 2 vagas
Escola Pública: 5 vagas
PPI: 3 vagas

Coordenador do curso

Email: luizeleno@usp.br
Telefone: +55 12 31599810

Matriz curricular