Skip to main content

Quais as perspectivas para a graduação em 2021? Comissão de Graduação da EEL realiza live para tirar dúvidas da comunidade

Por Simone Colombo

 

O Ano de 2020 foi atípico.  Com uma epidemia de um Novo Coronavírus instalada em todos os países as pessoas foram forçadas a viver em um sistema de isolamento social para resguardar a própria saúde e a de seus entes queridos.   Desta forma, rapidamente a Universidade de São Paulo se reorganizou e passou a oferecer aulas online para que os alunos pudessem continuar o ano letivo sem correr riscos sanitários.   Apenas as atividades experimentais, aulas práticas, de laboratório, por exemplo, foram suspensas em 2020 e adiadas para posterior reposição.

 

Na Escola de Engenharia de Lorena (EEL) da USP EEL, seus 2014 alunos de graduação puderam acompanhar todas as aulas teóricas de forma online. E assim, cada um de sua casa: alunos e professores chegaram ao final de 2020 com o mínimo de perdas possível e a carga horária cumprida.

 

Com o encerramento do ano letivo iminente, a Comissão de Graduação da EEL promoveu no dia 16/12, um bate-papo ao vivo com alunos e professores da Unidade a fim de conversar sobre os próximos semestres e sanar todas as dúvidas a respeito do ano que se aproxima.

 

Participaram da Live o Diretor da EEL, Professor Silvio Silverio da Silva, o Vice-Diretor da EEL, Professor Durval Rodrigues Junior, a Presidente da Comissão de Graduação (CG), a Professora Elisângela Moraes, e os coordenadores dos cursos de graduação da Unidade.

 

Na abertura o Diretor da EEL, Prof. Silvio, elogiou a gestão proativa da Professora Elisângela frente a CG, sua preocupação constante com a qualidade de ensino e a relação aberta que mantém com os discentes.  O Vice-diretor, Prof. Durval ressaltou que esse ano, apesar da situação triste de perda que muitos, infelizmente vivenciaram devido à pandemia, os 10 meses em que ficamos privados do contato físico nos trouxe novas formas de trabalho que serão aproveitadas no futuro. “A interação e o alcance das atividades virtuais serão levadas em conta para o próximo ano”.

 

No Chat os alunos puderam fazer perguntas aos participantes da Live. As principais dúvidas eram sobre as possíveis datas de retorno às atividades presenciais e a forma de reposição de aulas práticas. E assim, as dúvidas foram esclarecidas pelos presentes:

 

  1. Retorno às aulas presenciais - As aulas presenciais ainda não tem data definida. A princípio, as aulas serão iniciadas dia 12 de abril ainda no formato online.

 

A data para retorno vai depender da queda dos números de contaminados da pandemia e da imunização da população prevista para o início de 2021. O Professor Durval lembrou que o retorno presencial às aulas está diretamente ligado ao Plano SP e ao Plano USP, portanto, não é uma decisão particular da Unidade.

 

A Presidente da CG, Profa. Elisangela, explicou ainda aos presentes que as aulas terão início no dia 12 de abril, pois a Universidade teve que se adaptar ao Calendário da FUVEST e do ENEM que foram adiados devido à pandemia.

 

  1. Reposição de aulas práticas a partir de 18 de janeiro de 2021. Essa data foi estabelecida pela USP no início da pandemia e até segunda ordem, será mantida.  .

 

Para cumprir essa determinação da USP, a CG, junto aos Coordenadores de Curso e professores desenvolveu um cronograma para cada disciplina, de modo que, as aulas sejam ministradas a pequenos grupos, de forma segura para todos respeitando as medidas de segurança sanitária exigidas neste momento: Distanciamento físico, equipamentos de segurança e higienização.  Se houver alteração na data para reposição destas aulas, os alunos serão avisados com, no mínimo, uma semana de antecedência.

 

Durante o bate papo, tanto a Professora Elisangela, quanto o Vice Diretor da EEL, Prof. Durval, deixaram claro que todos os cuidados com a segurança sanitária estão sendo tomados pela Diretoria e Prefeitura do Campus. “Saúde em primeiro lugar.” Afirmam ambos.  O Vice-Diretor informou ainda que a Unidade recebeu recursos para adequar as salas de aula para moldes de distanciamento social e que estas obras terão início em Janeiro. 

 

Mais detalhes desta conversa podem ser vistos no Canal da EEL no YouTube: https://youtu.be/ArX4i7G0Db8