Skip to main content

Projeto de alunos da EEL da USP estimula empreendedorismo por meio de oficinas de artesanato

Filtro dos sonhos ajuda jovens da Fundação Casa a gerar renda e empreender
 

Filtro dos sonhos, apanhador dos sonhos, caçador dos sonhos. São diferentes os nomes usados para o amuleto ligado à cultura indígena. Segundo a crença, ele é um purificador de energias e traz sabedoria e sorte a quem o possui. A partir da confecção desses filtros, jovens que estão cumprindo medidas socioeducativas na Fundação Casa de Lorena, interior de São Paulo, têm conquistado renda e aprendido sobre empreendedorismo.

A iniciativa é organizada por alunos da Escola de Engenharia de Lorena (EEL) da USP. Eles integram a Enactus, uma organização mundial de estudantes que trabalha com empreendedorismo social. O grupo fez parceria com a Fundação Casa para trabalhar com jovens da instituição.

Um desses projetos é o João de Barro, que funciona desde agosto de 2017. Uma vez por semana, os universitários organizam duas oficinas: produção de artesanatos e empreendedorismo. Eles ensinam sobre precificação de produtos, cores, marketing, entre outras informações, além da confecção de filtros dos sonhos a partir de quatro técnicas diferentes. 


Reportagem Completa no Jornal da USP, por Karina Tarasiuk:  https://jornal.usp.br/universidade/filtro-dos-sonhos-ajuda-jovens-da-fundacao-casa-a-gerar-renda-e-empreender/