Skip to main content

Fórum Lean Six Sigma completa 5 anos. O encontro reúne profissionais de empresas de todo Vale do Paraíba

Por Simone Colombo

No dia 24 de agosto, o Fórum Lean Six Sigma, completou 5 anos de realização. Já amplamente conhecido na comunidade industrial da região, segundo seu idealizador, Prof. Dr. Marco Antonio Carvalho Pereira (EEL), o evento é uma atividade de extensão universitária da Escola de Engenharia de Lorena (EEL) da USP que reúne profissionais de engenharia de todo Vale do Paraíba para troca de experiências sobre temas relevantes e atuais da área de Engenharia de Produção. Lean Six Sigma é uma metodologia que, por meio de dados e ferramentas estatísticas, atua na melhoria da qualidade e produtividade de processos de produção a fim de aumentar a competitividade e lucratividade de uma empresa.

Durante os últimos 5 anos foram realizados 45 encontros, sempre aos sábados pela manhã, reunindo em média cerca de 100 pessoas. O Fórum é uma iniciativa do curso de Engenharia de Produção da Escola de Engenharia de Lorena em parceria com o engenheiro Luís Antonio Coelho Carvalho da Honsha Brasil, e sempre contou com o apoio dos alunos do Centro Acadêmico de Engenharia de Produção da EEL. Já participaram do encontro mais de 1.500 profissionais.

A palestra que chancelou estes 5 anos de compartilhamento mútuo de conhecimento promovido pela EEL foi proferida pelo engenheiro Marcelo Soares, atual Sênior Manufacturing Manager da fábrica da Nissan de Resende-RJ. Ele falou sobre sua experiência de 32 anos na indústria automobilística e dos desafios para o futuro. Na ocasião estiveram presentes 160 profissionais de diferentes empresas e estudantes da área.

A aluna, Marcela Rey, do quarto ano de Engenharia de Produção da EEL esteve presente nesta última edição do Forúm. Ela destaca a excelência do encontro “A maneira como ele abordou o sistema APW (Alliance Production Way) da Nissan e sobre o Lean Manufacturing aplicado à longo prazo para melhorar “Rentabilidade e Competitividade” me fez refletir sobre a vasta gama de aplicações do Lean e como essa filosofia é capaz de’ impactar as empresas de forma tão positiva e grandiosa”.

As informações passadas no Fórum permitem que as pessoas conheçam o quanto o Lean Six Sigma é importante numa cadeia de produção pela quantidade de parâmetros que precisam ser medidos. “Foi impressionante constatar a segurança que isso transmite ao saber o que ocorre na linha de produção de um automóvel!” declara o Engenheiro Zoelzer Silva da empresa Águas das Agulhas Negras de Resende, que também participou do último encontro.

Excelência operacional através do Lean Six Sigma; capacitação da mão de obra para aumentar a produtividade; Seis Sigma como estratégia para gerar resultados de forma rápida e sustentável; o papel da liderança na gestão Lean; Jornada Lean; Indústria 4.0; Lean Office são alguns dos temas tratados no Fórum que atrai profissionais e estudantes para troca de conhecimento.

Em geral os profissionais que participam do evento são ligados a gestão de processos produtivos em empresas e indústrias de todo Vale do Paraíba: engenheiros, tecnólogos, analistas, auditores da qualidade, técnicos de processos industriais, dentre outros. Explica o Prof. Marco Pereira, coordenador do Fórum, desde sua criação. “Já estiveram conosco profissionais de cerca de 120 empresas, ao longo de todos esses cinco anos”. O Professor Marco ressalta que grandes parceiros do Fórum são diretores e gerentes de grandes empresas como: Liebherr, Maxion, AGC, e outras empresas da região do Vale do Paraíba. Mas não para por aí, o Fórum já contou com palestras proferidas por gestores da maioria das grandes indústrias instaladas no Brasil, tais como Embraer, Johnson, BASF, Maxion, Liebherr, Volkswagen e Peugeot, dentre outras. “O Fórum tem sido de uma imensa valia para melhoria da qualidade e da produtividade de todas as empresas do Vale do Paraíba que nele compartilham conhecimento e networking”. salienta.

Até o fim deste ano ocorrerão mais duas edições do Fórum Lean Six Sigma, nos meses de outubro e novembro. O evento é gratuito e aberto a todas as empresas da região. Quem se interessar deve entrar em contato com o Professor Marco Pereira, Coordenador do Fórum, enviando e-mail para marcopereira@usp.br