Skip to main content

Ex Diretor da EEL envia mensagem a toda comunidade sobre a perda do Prof. Pinatti

"Aos amigos, colegas, e a toda comunidade EEL

 

            Foi com surpresa e consternação que recebi a triste notícia do falecimento do Prof. Daltro Pinatti. Perde a EEL um Professor intimamente ligado à sua história, Perde o Brasil um cientista de muitas realizações, sempre preocupado e devotado ao desenvolvimento tecnológico.

 

            Conheci o Pinatti ainda em São Carlos na década de 1960. A Engenharia Criogênica, e principalmente a Física das Baixas Temperaturas ainda engatinhavam aqui no Brasil, e o pioneirismo do Pinatti já se mostrava com sua atuação na implantação de Criogenia na Escola de Engenharia de São Carlos. Na década de 1970 se transfere para a UNICAMP onde planeja e chefia todo o processo de instalação da infraestrutura criogênica no Instituto de Física e inicia projetos importantes em Física de Materiais. Ainda como Professor da UNICAMP concebe o “Projeto do Nióbio” que desperta atenção nacional. Acaba por desenvolver o projeto em Lorena onde, sob sua liderança, é construído, em grande parte, aquilo que é hoje a “Área II” da EEL, com sua usina de refino de materiais refratários, seu programa de pós graduação e doutoramento em Ciência dos Materiais que precedeu o atual curso de Engenharia de Materiais, destaque no cenário nacional.

 

            Como membro do Conselho Universitário da USP, tomei parte ativa nas discussões que levaram à incorporação da FAENQUIL pela USP. Pude destacar a importância, o pioneirismo e a internacionalidade dos programas do DEMAR sob a liderança do Prof. Pinatti. Minhas intervenções certamente colaboraram para o aceite da incorporação, tanto que fui designado como o Professor responsável pela transição e acabei por dirigir a EEL por sete anos e meio.

 

            A EEL está de luto, e transmito aos familiares, à legião de amigos, colaboradores e colegas do Prof. Pinatti as minhas sentidas condolências.

 

 

Nei F. de Oliveira Jr.

Professor Emérito da EEL

25 de julho de 2021"