Skip to main content

ABERGO 2020: Com suporte da EEL e da Pró-Reitoria de Pesquisa da USP, XX Congresso Brasileiro de Ergonomia acontece em meio à pandemia e supera as expectativas.

Em um momento em que todo o planeta atravessa a pandemia do novo coronavírus, e que milhões de pessoas estão realizando seu trabalho de forma remota a fim de cumprir o distanciamento social sem deixar de produzir, um ramo da ciência tem sido muito lembrado: a ergonomia. Segundo a definição da ABERGO (Associação Brasileira de Ergonomia), a ergonomia, que também é conhecida como fatores humanos, é a disciplina científica relacionada ao entendimento das interações entre seres humanos e outros elementos de um sistema, com a aplicação de projetos que objetivam o bem-estar humano e o desempenho geral de um sistema. Ela está presente em diversas áreas da engenharia, da medicina, da administração, das ciências humanas, sociais, dentre outras. Sua inserção no Brasil tem como precursor o Prof. Sergio Penna Kehl, que introduziu em 1958 os conteúdos de ergonomia no curso de graduação em Engenharia de Produção da POLI/USP, que na época eram chamados de engenharia humana.

 

De acordo com o professor Dr. Eduardo Ferro dos Santos, da Escola de Engenharia de Lorena (EEL) da USP, nesse momento o planeta está sendo afetado pelas consequências da Covid-19 e, mais do que nunca, a ergonomia precisa ser discutida e valorizada.  Diante disso, o docente da EEL atuando como coordenador do XX Congresso Brasileiro de Ergonomia da ABERGO, não mediu esforços para que o evento acontecesse em 2020 apesar da adversidade.  Com apoio da EEL, da Pró-Reitoria de Pesquisa da USP, o suporte da Professora Maria Auxiliadora Motta Barreto na Comissão Organizadora e do Professor Antônio Iacono na Comissão Científica, o ABERGO 2020, o maior evento da área na América Latina, foi realizado de forma virtual e superou todas as expectativas.

 

A edição remota do Congresso rompeu as fronteiras do conhecimento e proporcionou a participação de profissionais do mundo todo possibilitando a inclusão de palestrantes de Portugal, Angola, Brasil, Guiné-Bissau, Moçambique, Estados Unidos, África do Sul, Holanda, México, China, Rússia, Índia e Alemanha. Esta inserção permitiu o fortalecimento da cooperação em pesquisa com estes países, e a criação de dois novos Grupos, como o Comitê da BRICS e o Comitê PLP, de Países de Língua Portuguesa. 

 

Com 1246 inscritos, onde 586 credenciados participaram das atividades ao vivo, cerca de 15 horas de atividades diárias e mais de 70 horas de transmissão on-line, o evento promoveu uma grande imersão no tema. Foram 87 palestrantes e 178 trabalhos publicados e apresentados nas modalidades de “Apresentação Remota” e “Vídeo Pôster”.  “Esses números seriam impossíveis se o evento fosse presencial”, disse o Presidente da ABERGO, o Professor Paulo Antônio Barros de Oliveira (UFRGS). 

 

print

A temática principal desta edição foi “Inovação, Sustentabilidade e Interdisciplinaridade em Ergonomia”. Dentre diversos assuntos abordados estavam: as novas normas de saúde e segurança do trabalho, aspectos psicossociais relacionados à pandemia, novas tecnologias de ensino e os processos cognitivos relacionados, indústria 4.0, sociedade 5.0, segurança no manejo de resíduos sólidos, engenharia de resiliência, usabilidade e interações homem máquina, complexidades de tarefas, aspectos do home office, e a evolução do ensino e da pesquisa em ergonomia.

 

A abertura do evento contou com a participação da Diretoria da Escola de Engenharia de Lorena (EEL) da USP, nas figuras do Diretor, o Professor Silvio Silverio da Silva, e o Vice-Diretor, o Professor Durval Rodrigues Junior que cumprimentaram cordialmente os participantes. Também estavam presentes na cerimônia, o Professor Eduardo Ferro dos Santos (EEL), o Presidente da ABERGO - Professor Paulo Antônio Barros de Oliveira (UFRGS); a Professora Kathleen Mosier - Presidente da International Ergonomics Association (IEA-EUA), e o Professor Carlos Espejo Guasco - Presidente da Unión LatinoAmericana de Ergonomía (ULAERGO).

 

O sucesso do evento foi ressaltado pelos participantes, na apresentação “O futuro da ergonomia”, onde o Professor Pedro Arezes, Presidente da Escola de Engenharia da Universidade do Minho (Portugal), destacou: “Tenho participado em diversos congressos online no mundo todo, e devo confessar que o XX ABERGO foi um dos melhores e mais bem preparados que já estive. Parabéns a organização”.

 

O Professor Eduardo Ferro dos Santos ressaltou que a realização do congresso traz grandes benefícios para todos: “É muito importante o apoio da EEL a um evento deste porte, o maior já desenvolvido por nós no formato online. Somado aos demais eventos que a EEL já realizou nesta pandemia, temos agora habilidades e competências essenciais para garantirmos que a EEL seja uma das instituições mais bem preparadas, e com o maior número de exemplos de sucesso dentre as instituições de ensino no país”.

 

O XX Congresso Brasileiro de Ergonomia da ABERGO aconteceu entre os dias 23 e 27 de novembro de 2020. Para o ano de 2021, o XXI ABERGO será realizado de forma híbrida, em São José dos Campos, também com o apoio dos professores da EEL na comissão organizadora.

 

A programação do evento está disponível no site https://www.abergo2020.com.br/ e pode também ser acessada parcialmente no Canal ABERGO 2020 no Youtube.