A Virada Científica da USP em Lorena

A primeira edição da Virada Científica da USP, evento promovido pela USP em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI) aconteceu entre os dias 11 e 12 de outubro na Capital/Cidade Universitária, em vários Museus da USP e em algumas unidades da USP. Em Lorena, a Virada Científica aconteceu em uma tenda no centro da Cidade, na Praça Baronesa de Santa Eulália. A ideia foi levar a ciência para a comunidade facilitando a acessibilidade. Foram apresentados aos visitantes todos os cursos da EEL USP e diversos experimentos científicos. Enquanto os pais ficavam encantados pelo processo obtenção de Biodiesel a partir de algas, as crianças ficavam fascinadas em conhecer o minúsculo mundo dos fungos e das bactérias.

A Virada Científica da USP foi criada com a intenção de aproximar a ciência e a Tecnologia da sociedade.O comerciante, André Iide, de Leopoldina MG, trouxe toda família para visitar a Exposição. Ouvia atentamente as explicações dos alunos e professores da EEL. Ao terminar seu tour disse que a iniciativa, para ele inédita, é imensamente positiva. “Traz para gente, de maneira comum, informações consideradas distantes do nosso cotidiano e ao acesso da população. Assim dessa forma explicada por eles as coisas parecem mais simples”. Para ele eventos educativos como esse ampliam, incentivam e promovem a inclusão de uma forma muito interessante.

Renata Gama, trouxe suas duas filhas, Ana Lívia de 3 anos e Rayssa de 9 anos. As duas nunca tinham visto um microscópio e ficaram encantadas com aquele novo mundo tão pequeno apresentado a elas. A mãe disse que no colégio da Rayssa existe um laboratório e ela adora. “Esse tipo de atividade aberta ao público desperta muito a curiosidade das crianças. Saber nunca é demais. Quanto mais; melhor” declarou.

Centenas de pessoas visitaram a Virada Científica em Lorena que aconteceu das 9 às 17 horas.