Pular para o conteúdo principal

Vem aí: Semana USP de Ciência e Tecnologia! De 23 a 29 de outubro! Não perca!

Entre os dias 23 e 29 de outubro, a Universidade de São Paulo realiza a segunda edição da Semana USP de Ciência e Tecnologia (SUCT), com o tema "A Matemática está em tudo", em referência a celebração do biênio da matemática (2017/2018). A Semana USP de Ciência e Tecnologia faz parte da SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA( http://snct.mctic.gov.br/portal) , que acontece em todo o Brasil com o objetivo de aproximar a população do universo científico.

Em Lorena, a Escola de Engenharia de Lorena (EEL) da USP apresentará 4 atividades: Mostra e Show de Ciências; Exposição “Matemática sem medo”; Final do Desafio do Conhecimento e o Simpósio de Ensino em Ciências.

A abertura oficial do evento será dia 23 de outubro no Teatro Teresa D’Ávila às 19 horas com o Show de Ciências que consiste em uma apresentação teatral descontraída realizada por alunos da Escola de Engenharia de Lorena, onde ciência e diversão se unem para levar conhecimento ao público.

Ciência no Shopping

A Mostra de Ciências, o Show de Ciências e a Exposição Matemática sem medo serão levados ao Eco Valle Shopping de Lorena e apresentarão conceitos científicos em uma linguagem coloquial e acessível ao público.

A Mostra de Ciências trará estandes com experimentos científicos que visam explicar a teoria de acontecimentos cotidianos ligados à ciência onde serão abordados conceitos de física, química, biologia entre outros.

A exposição “Matemática sem Medo” traz experimentos interativos e articula a ciência ao dia a dia das pessoas. A exposição apresenta as teorias da matemática contidas, por exemplo, em um jogo da velha em três dimensões, nas bolhas de sabão, na teoria do caos, nas simetrias da natureza, entre outros. Com foco na matemática, a maioria das atividades visa demonstrar a ciência dos números presente em diversas situações e, com linguagem acessível e o auxílio de especialistas, pretende estimular a curiosidade e motivar a população a pesquisar e discutir os impactos que a ciência e a tecnologia podem gerar em benefício da sociedade. O shopping foi escolhido por ser um grande ponto de encontro da população da região.

Outra atividade que integra a SUCT em Lorena é a fase final do Desafio do Conhecimento que acontece na Unifatea nos dias 24 e 25 de outubro. O Desafio do conhecimento foi lançado em agosto, pela USP de Lorena, e envolveu cerca de 800 estudantes do Ensino fundamental II e médio da região. Para a fase final, 200 estudantes de varias cidades da região foram selecionados para participar de uma prova prática e outra individual. Os melhores colocados serão premiados.

O Simpósio de Ensino de Ciências acontecerá também na Unifatea nos dias 26, 27 e 28 de outubro. O Simpósio reunirá professores do Ensino fundamental e médio da região que fazem Pós-Graduação do Ensino de Ciências da EEL e visa discutir novos métodos de ensino.

Em todas estas atividades a EEL pretende mobilizar a região em torno da ciência e da tecnologia inserindo milhares de pessoas da cidade de Lorena e da região do Vale do Paraíba neste vasto universo.

Em todo Estado de São Paulo a USP oferece quase 90 atividades na capital, em Santos e nos campi da USP no interior do Estado. http://usp.br/semanact/2017/

Todas as atividades são gratuitas e lúdicas.

Em Lorena é a sexta edição deste evento promovido pela EEL.

Confira a programação de Lorena: http://www.sct.eel.usp.br/