USP realiza trabalho para diminuir o abandono de animais em Lorena. Feira de adoção acontecerá 13/06

USP REALIZA TRABALHO PARA DIMINUIR O ABANDONO DE ANIMAIS EM LORENA

A Primeira ação será uma Mega Feira de doação de animais junto à UPA neste sábado dia 13/06

Com a intenção de não mais abrigar animais no Campus da USP de Lorena, o Diretor da EEL, Professor Doutor Antonio Marcos de Aguirra Massola decidiu otimizar ações que possam dar um destino digno para os cães abandonados que circulam pela Escola.

Com apoio e orientação da Professora Doutora Dione Mari Morita a ideia consiste em oferecer suporte a UPA (União Protetora dos Animais) de Lorena para que os animais que cheguem à EEL sejam encaminhados para ONG.

Para que os animais deixem de coabitar a Escola várias ações foram implementadas pela EEL:

- Legalização da UPA;
- Doação de cães;
- Treinamento /Orientação do setor de segurança;
- Campanha de conscientização de posse responsável.

Em primeiro lugar será realizada a legalização da UPA de Lorena. A UPA é uma Associação sem Fins Lucrativos que estava com sua documentação pendente o que impossibilitava que ela recebesse doações oficiais e parcerias.

Para realizar esse trabalho a EEL colocou à disposição da UPA o advogado Paulo de Campos que está colocando a entidade em dia perante o cartório de pessoas jurídicas. Com isso será possível que a UPA receba oficialmente doações de órgãos públicos e privados, inclusive da Prefeitura Municipal, para sua manutenção.

A segunda ação a ser realizada será a grande feira de doação de animais que será realizada no dia 13/06 na Praça Central de Lorena. Neste dia 45 animais que vivem no Campus da USP de Lorena e na UPA serão levados para adoção. A ideia é, nesse primeiro momento, ajudar a diminuir o número de animais assistidos e encontrar um lar para os cães. Por mais que os animais tenham abrigo e alimento, nada substitui o carinho de uma família, conta a Presidente da UPA Paola Giordani. Os animais que vivem na UPA são muito carentes de carinho e sofrem de solidão.

Na EEL o grupo PATA formado por alunos da Escola para proteção dos animais abandonados no Campus de Lorena faz parte da organização do evento. Alunos voluntários e outras entidades estudantis também apoiam a ação.

Outra ação que será adotada pela EEL será o treinamento e a orientação do setor de segurança para que os funcionários encaminhem denúncias à Polícia Militar quando avistarem carros abandonando animais nas proximidades da EEL. Recentemente foi aprovado pela Câmara dos Deputados o Projeto de lei 2833/2011 que aumenta para 1 ano de detenção para quem for pego abandonando animais em via pública. A proposta segue para apreciação do Senado e deve ser aprovada ainda este ano.

Hoje, a Lei Federal 9.605/98, vê os delitos cometidos contra os animais como crimes de menor potencial ofensivo. As penas se resumem em prestação de trabalhos comunitários ou pagamento de cestas básicas. Com a aprovação da Lei 2833/2011, que tramita no Senado, e a sansão da Presidente Dilma Roussef, os infratores poderão ser presos pelo cometimento do delito e a pena varia de 1 a 3 anos de detenção!

Para finalizar as ações da EEL, será realizado no segundo semestre deste ano um grande evento com a participação do Deputado Federal, Ricardo Tripoli, parlamentar que representa a causa animal junto à Câmara dos Deputados. Nesse evento Prefeitos de Lorena e de toda região e outros convidados deverão estar presentes para o lançamento de uma grande campanha de conscientização junto à população sobre a posse responsável, o crime de abandono e maus-tratos a animais e todas as leis relacionadas aos temas.

Com essas ações a Direção da EEL espera colaborar para minimizar o número de animais abandonados na cidade e também resolver o problema de abrigo de animais que hoje existem no Campus de Lorena.