segunda-feira, 26 Junho, 2017 - 14:31

A Escola de Engenharia de Lorena da USP, está lançando na região Vele Paraíbana, o Desafio do Conhecimento.

A competição destina-se a estudantes dos ensinos Fundamental II e Ensino Médio e tem o objetivo de estimular a aprendizagem valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação. As atividades propostas visam desenvolver e avaliar a capacidade de compreensão, cooperação, processo decisório e criatividade na resolução de problemas.

Poderão participar do Desafio do Conhecimento estudantes de estabelecimentos de ensino, públicos e particulares, das dezessete cidades que compõe a região da Diretoria de Ensino de Guaratinguetá: Aparecida, Arapeí, Areias, Bananal, Cachoeira Paulista, Canas, Cruzeiro, Cunha, Guaratinguetá, Lavrinhas, Lorena, Piquete, Potim, Queluz, Roseira, São José do Barreiro, Silveiras.

Para inscrever-se, o estudante deverá criar conta de usuário no site www.sct.eel.usp.br. As inscrições acontecem até dia 06 de agosto.

O Desafio do Conhecimento será dividido em duas fases: 1ª fase classificatória e 2ª fase eliminatória que será presencial.

A 1ª Fase será realizada pela internet na área restrita do site (www.sct.eel.usp.br/desafio-do-conhecimento), nos dias 8, 9 ou 10 de agosto de 2017

A 2ª Fase é presencial e será realizada nos dias 24 (ensino fundamental II) e 25 (ensino médio) de outubro de 2017.

A prova consiste na resolução de um enigma. Para encontrarem a resposta, os estudantes poderão usar dos recursos que quiserem para buscar o resultado como: internet, consulta a professores, livros, etc.  A avaliação se dará de de acordo com a série que estão cursando:

Nível I para estudantes do 6º e 7º anos do Ensino Fundamental.
Nível II para estudantes do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental.
Nível III para estudantes das 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio.

Os premiados receberão um certificado da USP e outros prêmios a serem divulgados posteriormente.

O Desafio do Conhecimento faz parte das atividades da Semana de Ciência e Tecnologia promovida pela EEL anualmente no mês de outubro.