USP de Lorena busca parceria para aumentar segurança

No dia 27 de agosto, representantes da Escola de Engenharia de Lorena (EEL) da USP reuniram-se com o Secretário de Segurança Pública do Município, Major Carlos Lescura em busca de soluções que tragam mais segurança aos estudantes e à Universidade. Na reunião, esteve presente o Prefeito do Campus da USP de Lorena, prof. Dr. Carlos Alberto M. Santos junto dos assessores, Vanderlei Ribeiro e Marco Salles. Durante o encontro foram discutidas formas de obter apoio da Secretaria de Segurança Municipal para medidas de prevenção e proteção aos estudantes dentro do município de Lorena.

O Secretário de Segurança explicou a que a cidade de Lorena já conta com monitoramento de câmeras de segurança e vigilância 24h no Centro da Cidade e que esse fator será preponderante para diminuição da criminalidade.  Segundo o Secretário, as áreas monitoradas serão ampliadas ainda esse ano.  Na ocasião também foi discutida a possibilidade de que o serviço de monitoramento da Prefeitura de Lorena tenha acesso às câmeras de segurança da EEL para uma ação conjunta e coordenada de vigilância.  Ao final do encontro, o chefe da Guarda Civil Municipal (GCM) se disponibilizou em manter equipes de reforço nos horários e locais em que os alunos mais circulam.

Já no dia 28 de agosto, foi a vez do Diretor da EEL, Prof. Dr. Renato Jardim, junto ao Prefeito do Campus da USP de Lorena e do assessor Marcos Salles, conversar com o Comandante do 23º BPMI, Ten Cel. Lessa, da Polícia Militar (PM). No encontro vários assuntos foram tratados, dentre eles o roubo recente que a Unidade sofreu no último dia 20 de agosto, quando a Guarda Universitária foi rendida e vários objetos foram levados da área II do Campus de Lorena.

Na oportunidade foram discutidas ações para o estabelecimento de parcerias entre USP – EEL e Polícia Militar, onde a PM teria maior inserção nas áreas I e II do Campus USP Lorena, por meio de rondas escolares, tanto no interior da Unidade quanto fora do Campus, centradas em horários específicos de maior e menor circulação de alunos. O estabelecimento de rondas corriqueiras em regiões da cidade com alta circulação estudantil também foi discutido.

O objetivo da Direção da USP e Prefeitura do Campus da USP de Lorena é promover uma parceria entre USP, PM e GCM para ações integradas que visem a segurança de todos.