Trabalho desenvolvido por aluno da EEL visa educação ambiental em uma Escola Pública de Lorena

Por Simone Colombo

Resíduos sólidos: como administrá-los de forma consciente dentro de uma escola? Essa foi a proposta do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do aluno Rodolfo Cursino dos Santos do curso de Engenharia Ambiental da Escola de Engenharia de Lorena da Universidade de São Paulo (EEL USP).

O trabalho visa auxiliar a comunidade da Escola Estadual “Prof. Gabriel Prestes” da cidade de Lorena a gerir adequadamente os resíduos sólidos produzidos na instituição sensibilizando e conscientizando os jovens sobre sua responsabilidade para o tema. Santos explica que após a leitura do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos de Lorena, percebeu que a cidade possui vários mecanismos que favorecem uma gestão mais adequada dos resíduos sólidos, mas que ao mesmo tempo apresenta falhas nesses processos em função de vários fatores. “Um deles é a falta de interesse e conhecimento dos munícipes em executar uma gestão mais adequada dos seus resíduos. Nesse cenário optamos por um trabalho de educação ambiental como ferramenta para desenvolvimento de um ambiente mais favorável a uma gestão mais responsável e participativa”.

Primeiramente, o estudante de engenharia ambiental da EEL fez um levantamento e pesagem dos resíduos sólidos produzidos na Escola escolhida. Os resíduos foram separados por tipo: plástico, papel, vidro, etc. O material orgânico: podas de árvores, cascas de vegetais e verduras foram destinados à compostagem.

A partir disso, foi realizado todo um trabalho de conscientização junto aos jovens de 13 a 16 anos de idade, do 9º ano do ensino fundamental, por meio de encontros. As rodas de conversa trataram sobre o consumo consciente e os impactos ambientais causados pelas destinações inadequadas de resíduos. Nessas ocasiões, os alunos foram instruídos a identificar adequadamente os resíduos produzidos naquela unidade escolar, geri-los e fazer compostagem com orgânicos.  Dentre os tópicos abordados estão a integração do ser humano ao meio ambiente, os princípios dos 3 R’s (redução, reutilização e reciclagem) e o consumo consciente.   Os estudantes também foram convidados a gravar e disseminar vídeos educativos e promover campanhas sociais a fim de propagar o que aprenderam entre seus amigos e familiares.

O projeto, que teve a orientação da Profa. Dra. Danúbia Caporusso Bargos da EEL, também levou os alunos à presença do Secretário de Meio Ambiente da cidade, o Engenheiro Williniton Portugal. Os jovens foram conhecer de perto as instalações e funcionamento do EcoPonto de Pneus do município e o Parque Ecológico do Taboão, onde funciona o viveiro de mudas da prefeitura, local em que também é feito o processo de compostagem do resíduo orgânico oriundo das podas realizadas no próprio Parque.

A professora Danúbia acredita que, na atualidade, a geração e destinação adequada dos resíduos sólidos é um dos maiores problemas a serem enfrentados nas cidades; realidade que não se diferencia em Lorena, segundo ela. “Infelizmente, parte da população não é consciente do seu papel na preservação do meio ambiente e alguns maus hábitos são passados de pai para filho, como o descarte de resíduos em terrenos vazios, ruas e sarjetas e a queima do lixo”. A professora da EEL ressalta que tais rotinas podem contribuir com os alagamentos em períodos chuvosos e com a poluição do ar, água e solo. “Neste contexto, consideramos que a educação ambiental contribui para a formação de cidadãos mais conscientes e responsáveis pela proteção do meio ambiente; bem como para a formação de multiplicadores de atitudes sustentáveis”. Destaca.

Como produto final de todo trabalho desenvolvido por Santos foi entregue à escola uma proposta de Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos composto por medidas de curto, médio e longo prazo que visam aprimorar o gerenciamento interno dos resíduos gerados na unidade e, posteriormente, transformar os jovens em agentes ativos no bairro onde a escola  está localizada.

De acordo com Mariana dos Santos Siqueira, Professora da EE “Prof. Gabriel Prestes”, que acompanhou o desenvolvimento do projeto, essa ação foi extremamente positiva para a escola. Dentre as decorrências observadas por ela, tem destaque a importância do conhecimento construído junto aos jovens e seu alcance. “O tema abordado pelo projeto está inserido no cotidiano de todos. Deste modo, tudo que foi absorvido pelos alunos pode abranger toda a comunidade, não ficando, portanto, restrito apenas aos discentes” afirma. Outro resultado observado foi o interesse e a motivação durante o desenvolvimento das atividades, uma vez que foram utilizados recursos diferenciados para a sua realização. Segundo Mariana, o relatório entregue à escola foi fundamental para fornecer um panorama relacionado aos resíduos gerados, bem como para apresentar adequações e melhorias que podem ser viabilizadas para a maior efetividade da gestão dos resíduos da instituição.  Para ela, a idealização do projeto teve o cuidado de não objetivar alcançar somente efeitos pontuais, mas também resultados para os anos posteriores visto que o conhecimento construído poderá ser partilhado posteriormente e as medidas sugeridas pelo relatório serão benéficas para os próximos anos letivos.