Formulario de busca

 

Idiomas

  • Português
  • English

Você está aqui

Data de Publicação: 
quinta-feira, 5 Outubro, 2017 - 11:27

O trabalho "A redução da oxidação de refratários à base de carbono utilizando coating de alto performance" apresentado no 47º Seminário de Aciaria no ABM Week 2016 foi o vencedor do Prêmio de Reconhecimento Técnico "Antônio Mourão Guimarães" patrocinado pela Magnesita Refratários. A entrega do prêmio ocorrerá em 05 de outubro de 2017 durante a cerimônia de encerramento da ABM Week 2017 em São Paulo, realizado pela Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração.

O trabalho foi desenvolvido durante o doutorado de Bruno Vidal de Almeida, com participação do aluno Luis Gustavo Gomes Pereira, sob orientação do Prof. Dr. Fernando Vernilli. Atualmente Almeida desenvolve projeto de pós-doutorado e Pereira está cursando o Mestrado, ambos no Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Materiais da EEL.
 
O coating cerâmico, uma espécie de tinta, funciona como uma barreira de proteção contra a oxidação do carbono presente em alguns revestimentos refratários da indústria siderúrgica. Os produtos comerciais até então disponíveis para esta aplicação apresentam desempenho 70% inferior ao coating desenvolvido na EEL. O produto desenvolvido foi patenteado com auxílio da Agência USP de Inovação.
 
A utilização do novo coating propicia o aumento da vida útil dos vasos siderúrgicos, reduzindo desta forma, o consumo de materiais refratários por tonelada de aço produzido que consequentemente acarreta a redução do consumo de bens minerais para a produção dos refratários; além de associar o conceito de inovação com o impacto ambiental reduzido.
 
 
Texto: Thayná Carolina Oliveira Loureto de Castro
Foto: Cedida pelo Prof. Vernilli