SEQVAP foi eleita uma das melhores Semanas de Engenharia Química do país

A Semana de Engenharia Química do Vale do Paraíba (SEQVAP), realizada anualmente pela Escola de Engenharia de Lorena (EEL) da USP por meio do Centro Acadêmico de Engenharia Química (CAEQ) foi escolhida como a 3ª melhor do país pela FENEEQ (Federação Nacional dos Estudantes de Engenharia Química).
A premiação aconteceu dia 15 de fevereiro na EEL.

Em sua 17ª edição, a SEQVAP 2017, concorreu com mais de 25 Semanas de Universidades do Brasil inteiro. As atividades promovidas durante a Semana são diversificadas e procuram oferecer aos participantes: dinâmicas, workshops, palestras, visitas técnicas, minicursos, etc.  De acordo com o representante da FENEEQ, Igor Cassiano dos Santos, a Comissão analisa o impacto do evento, ou seja, o número de participantes, a riqueza dos temas apresentados, e também a iniciativa de trazer ao público atividades inovadoras. “Esse foi um diferencial que a comissão da FENEEQ conseguiu identificar claramente no evento realizado em Lorena. Percebemos que foi apresentado, além de um bom conteúdo; modernas estratégias de marketing, atividades culturais e sociais”.

As Semanas Acadêmicas realizadas pelas universidades têm como objetivo aproximar os estudantes da realidade mercado de trabalho contemporâneo trazendo para Universidade pessoas da área com experiência e conhecimentos atualizados.  Durante estas Semanas, os alunos definem os temas a serem abordados, escolhem os palestrantes e todas as atividades que serão realizadas, como cafés e atividades culturais. Os docentes do Departamento envolvido os orientam nas questões burocráticas e os acompanham em visitas técnicas.  Para a Chefe do Departamento de Engenharia Química, Profa. Dra. Liana Alvares Rodrigues, esse trabalho contribui para uma formação mais completa dos estudantes: “Isso os coloca aptos para resolver questões do dia a dia profissional o que torna a experiência deles mais rica”.

O aluno Douglas Kamoei que estava à frente do CAEQ na ocasião do evento, que ocorreu entre 16 e 20 de outubro de 2017,  salienta que essa conquista se deve, além da dedicação total da comissão organizadora para realizar um evento de qualidade, ao apoio que receberam da Direção da EEL, dos funcionários envolvidos e dos professores que os acompanharam nas visitas técnicas.

A SEQVAP 2017 trouxe 45 palestrantes com temas variados. A coordenadora do Curso de Engenharia Química, a Profa. Dra. Elisangela Moraes, destaca o profissionalismo e a maturidade dos estudantes que realizaram o evento e ressaltou a diversidade de temas apresentados que, por terem perfis diferenciados e distintos despertaram interesses particulares em cada estudante acabando por alcançar o maior número de alunos.

Tradicional na região, a SEQVAP foi realizada pelos docentes do Departamento de Engenharia Química, pela primeira vez em 1984, ainda quando a Instituição era a FAENQUIL (Faculdade de Engenharia Química de Lorena), e se repetia a cada dois anos até 2004.  Com a passagem da FAENQUIL para USP houve um hiato na realização do evento.  A partir de 2012, já como Unidade da USP, foram os alunos do Centro Acadêmico de Engenharia Química que assumiram a realização do evento.

A aluna Livia Kent Paiva que também estava à frente do CAEQ na ocasião da SEQVAP 2017 revela que trabalhar nesta organização é uma experiência gratificante; “Organizar a Semana, tira a gente da rotina da sala de aula e nos abre a mente. Coloca os alunos dentro da indústria mostrando a realidade que vamos enfrentar”.  Para ela a conquista do 3º lugar entre as melhores Semanas de Engenharias Químicas do país tem um sabor especial: “É a primeira vez que a SEQVAP participa dessa competição e já conquista esse título. Para nós é motivo de orgulho e impulsiona a gente para o desafio de fazer uma SEQVAP melhor a cada ano”.

Foto: Abertura da SEQVAP