Semana de Biotecnologia Industrial acontece de 27 a 31 de agosto na EEL

Por Simone Colombo

Entre os dias 27 e 31 de agosto acontece  na Escola de Engenharia de Lorena, a 9ª Semana de Biotecnologia Industrial. Os temas das discussões giram em torno da Tecnologia de Enzimas.

A cerimônia de abertura será às 14 horas do dia 27 de agosto.  Na sequencia, às 14h30, o Prof. Dr. Igor Polikarpov, do Instituto de Física de São Carlos fala sobre a hidrólise enzimática na produção de bioetanol de segunda geração.

Em seguida, às 16h30, a Profa. Dra. Rosana Goldbeck da Unicamp irá palestrar sobre Tecnologia Enzimática para Produção de Xilo-oligossacarídeos a partir de Resíduos Lignocelulósicos.

No segundo dia do evento, dia 28 de agosto, a primeira palestra acontece às 8 horas com o Prof. Prof. Mateus Godoy da UFRJ.  Ele falará aos presentes sobre a Biotecnologia no aproveitamento e aumento de valor agregado de coprodutos e resíduos agroindustriais

Em seguida, às 10h, teremos a palestra da Doutora Marisa Lima Coral, Engenheira de Processos da Raízen que vem mostrar aos convidados os desafios e perspectivas para conversão da biomassa e a produção de compostos de alto valor agregado.

A terceira palestra do dia acontece às 14h com o Prof. Dr. Anuj Kumar, Indiano que atua como Professor visitante na EEL. Anuj trará as novidades sobre o uso de enzimas em biorrefinarias.

Às 16h30, na última palestra de terça-feira, a Profa. Dra. Ana Maria Mazotto da UFRJ falará sobre Enzimas microbianas no tratamento e reuso de resíduos.

Na quarta-feira, 29 de agosto, a Semana de Biotecnologia Industrial irá promover o Mini-Curso: engenheirando enzimas e na quinta-feira, 30 de agosto, o minicurso de aplicação de enzimas na produção de biocombustíveis.

No último dia do evento, sexta-feira, 31 de agosto, a primeira palestra do dia será com o Prof. Dr. Rodrigo Souza da UFRJ. Ele falará sobre o Desenvolvimento de Processos Contínuos com uso de Biocatalisadores para Síntese de Ingredientes Farmacêuticos Ativos.

Em seguida o Dr. Ruly Téran Hilares, pós-doutorando na EEL, irá falar sobre as diferentes aplicações de cavitação em processos industriais nas biorrefinarias e indústrias de alimentos.

A última palestra da Semana de Biotecnologia Industrial da EEL será ministrada às 14h pela Profa. Cristiane Sanches Farinas da Embrapa.  A pesquisadora falará sobre hidrólise enzimática da biomassa vegetal como plataforma para obtenção de açúcares e nanocelulose em biorrefinarias.

Durante a Semana de Biotecnologia também haverá apresentações orais e de pôsteres e visitas técnicas.

O encerramento do evento será às 15 horas com a premiação das melhores apresentações orais e pôsteres.

As atividades da Semana de Biotecnologia acontecem no auditório principal da Área I do Campus de Lorena.

Mais informações no site do evento: https://www.semanabiotecnologia.com