Reunindo diversão e aprendizagem competição de carrinhos de rolimã agita a EEL

O que uma corrida de carrinhos de rolimã pode ensinar aos estudantes do ensino médio e técnico em química? Segundo o Professor Dr. Eduardo Ferro da Escola de Engenharia de Lorena (EEL) da USP; muita coisa. E essa foi a proposta da disciplina de Desenho Técnico ministrada por ele aos estudantes do COTEL (Colégio Técnico mantido pela EEL).

Cada equipe tinha que usar seus conhecimentos de desenho técnico para desenvolver o próprio veículo de acordo com as características físicas de cada piloto. “Ao participar do projeto o estudante se vê obrigado a visualizar da unidade ao conjunto, de elementos que podem ser aplicados a composição de máquinas, equipamentos e processos e assuntos necessários a futura prática profissional deles” diz Ferro. O docente conta que, para os alunos criarem seus próprios projetos, eles aprenderam a desenhar manualmente e no computador cada uma das peças e seus detalhamentos, vistas, cotas, escalas, tolerâncias, ajustes, conjunto, dentre outros.

Além de Desenho Técnico, a construção dos carrinhos de rolimã, envolveu disciplinas como: Segurança do Trabalho (equipamentos de proteção), Física (mecânica), Informática (apresentação dos relatórios e projetos), Português (texto em relatórios), Administração (gestão, economia e projeto), Psicologia (trabalho em grupo), Artes (design) e Meio Ambiente (material reciclado) .

Ao todo 10 equipes do primeiro ano do ensino técnico participaram e construíram com as próprias mãos seus veículos. Depois de prontos os carros de rolimã foram objetos da 1ª Corrida de Carrinhos de rolimã do COTEL que aconteceu no estacionamento da Área I da EEL, na manhã desta terça-feira, 06/09. O evento reuniu professores funcionários e alunos numa divertida competição.

De acordo com o idealizador do evento, prof. Eduardo Ferro, a competição é apenas um atrativo para estimular o trabalho em grupo e fazer com que o conteúdo passado em sala de aula seja mais prazeroso. Segundo o docente, participar de projetos como esse além de oferecer aos jovens a oportunidade de aprender os conteúdos, na prática, também proporciona aos alunos meios para desenvolver outras competências, como o trabalho em equipe, relacionamento interpessoal, gestão de projetos, liderança, dentre outros aspectos que serão necessários à vida profissional.

O resultado da competição foi um total engajamento dos estudantes e uma manhã de muita diversão. Esta foi apenas a primeira competição. “Vamos criar melhorias com o tempo”. Promete o professor.