Renomado cientista da área de Supercondutividade retorna à USP de Lorena em dezembro.

Virá novamente à Escola de Engenharia de Lorena (EEL) da USP um dos mais renomados cientistas da área de Física da Matéria Condensada, o Prof. Dr. Zachary Fisk*, da Universidade da Califórnia – Irvine (UCI). O cientista já tinha vindo à EEL em março deste ano.

Neste mês de dezembro, o Prof. Dr. Zachary Fisk irá ministrar um mini curso intitulado: “Redes de Kondo e seus efeitos em Materiais fortemente correlacionados”. Este curso será ministrado em três dias: 07, 10 e 11 de dezembro, no período da tarde, entre 14:00 e 17:40 h, no Auditório Principal do Departamento de Engenharia de Materiais, Área II da EEL. O minicurso será oferecido para todos os alunos graduação e pós-graduação da EEL e também para profissionais da área que tiverem interesse.

Em agosto desse ano, o Prof. Fisk foi agraciado na The 11ª International Conference on Materials on Mechanisms of Superconductividty com o prêmio BERND T. MATTHIAS PRIZE. O prêmio é concedido em reconhecimento das contribuições inovadoras aos aspectos materiais da supercondutividade.

A vinda do Professor Zachary Fisk para EEL/USP é fruto de um projeto feito por iniciativa do Prof. Dr. Antonio Jefferson da Silva Machado em conjunto com o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Materiais, Prof. Dr. Fernando Vernilli Junior, junto ao CNPq/CAPES intitulado PVE (Professor Visitante do Exterior).

*O professor Zachary Fisk descobriu a maioria dos materiais Heavy Férmions conhecidos hoje usando o “approach” de crescimento de monocristais por método de fluxo. Ele é uma das maiores autoridades do mundo em crescimento de cristais especialmente de materiais intermetálicos. Dentre suas publicações muitas foram publicadas em revistas de altíssimo prestígio no mundo científico como Nature, Science e Physical Review Letters.

Foto: cedida pelo Prof. Antonio Jefferson
Prof. Fisk recebendo o prêmio BERND T. MATTHIAS PRIZE.