Próximo encontro dos “Mamutes na Ciência” irá tratar do uso de ferramentas gráficas.

A tarefa de coletar dados tem por finalidade encontrar correlações entre diversas medidas. Visualizar correlações pode ser uma tarefa árdua, mas impensável sem uma ferramenta gráfica adequada. Portanto, é fundamental conhecer bem pelo menos um pacote de confecção de gráficos, e isso envolve dedicar tempo (além de, às vezes, dinheiro) para dominá-lo.

Pensando nesta finalidade, o Seminário “Esqueça o Origin: não pague por seus gráficos!” irá apresentar as duas das ferramentas gráficas mais difundidas na comunidade de software livre: a biblioteca matplotlib, usando todo o poder da linguagem python; e o código gnuplot que, aliado ao poder de formatação do LaTeX, gera gráficos de excelente qualidade.

O Seminário “Esqueça o Origin: não pague por seus gráficos!” será apresentado pelo Prof. Dr. Luiz Tadeu Fernandes Eleno, do Departamento de Engenharia de Materiais da Escola de Engenharia de Lorena (EEL) da USP e acontecerá dia 31 de agosto no Auditório do Centro de Informática (Área I) EEL às 12h30. Ilustram o seminário diversos exemplos trabalhados pelo autor na confecção de material didático e publicações científicas de seu grupo de pesquisa.

Este encontro faz parte da série de colóquios do grupo “Mamutes na Ciência” organizada por docentes do Departamento de Ciências Básicas e Ambientais da Escola de Engenharia de Lorena da USP. O objetivo é apresentar temas da pesquisa científica de uma forma acessível e coloquial discutindo seus métodos, resultados e aplicações.

Os Seminários são desenvolvidos especialmente para todos os estudantes da EEL, mas é aberto a qualquer pessoa.

_ _ _

Hora: 12h30
Local: Auditório do Centro de Informática, Área I – Escola de Engenharia de Lorena (EEL) da USP

Palestrante: Prof. Dr. Luiz Eleno – Departamento de Engenharia de Materiais da EEL

Título: Esqueça o Origin: não pague por seus gráficos!