Professor Nei Fernandes de Oliveira Junior recebe título de professor Emérito na EEL

Nesta sexta-feira, 25/04, aconteceu na Escola de Engenharia de Lorena da USP - EEL USP a cerimônia oficial para outorga do Título de Professor Emérito ao Professor Doutor Nei Fernandes de Oliveira Junior. Participaram da mesa que presidiu os trabalhos: o Vice-Reitor da Universidade de São Paulo o Prof. Dr. Vahan Agopyan, no ato representando o Magnífico Reitor Prof. Dr. Marco Antonio Zago, o Diretor da EEL, Prof. Dr. Antonio Marcos de Aguirra Massola, o Vice-Diretor da EEL Prof. Dr. Carlos Alberto Moreira dos Santos, o Prof. Dr. Durval Rodrigues Junior sendo o representante da Congregação da EEL para saudação ao homenageado, o professor da EEL José Antônio Nunes Romeiro como membro da Secretaria Acadêmica da Unidade e o ilustre homenageado. O Prefeito da cidade Lorena, Dr. Fábio Marcondes, também compôs a mesa a convite do Vice-Reitor da Universidade.

Iniciada a sessão o Prof. Durval Rodrigues Junior abriu a cerimônia apresentando um breve histórico profissional do Professor Doutor Nei Fernandes de Oliveira Junior e suas importantes contribuições para pesquisa na Universidade junto ao Instituto de Física da USP. Enfatizou seu testemunho pessoal sobre o profissionalismo do Prof. Nei destacando que sua vinda à EEL para gerir a transformação da extinta FAENQUIL (Faculdade de Engenharia Química de Lorena) em uma unidade da USP foi de incomensurável importância e relevância. O representante da Congregação da EEL declarou “É consenso na EEL que entre todos os Professores da USP seria difícil encontrar alguém que reunisse tantas qualidades para gerir a transição de Lorena para Universidade de São Paulo” e prosseguiu seu discurso salientando toda dedicação e esforço do homenageado para conduzir a Unidade de Lorena e promover sua institucionalização. Em sua fala destacou também as virtudes do homenageado: comprometimento, desprendimento pessoal, experiência, paciência e serenidade.

Recebo este título como um grande gesto de carinho da EEL para comigo” declarou o Professor Nei Fernandes de Oliveira Junior na abertura de seu discurso após o recebimento do certificado de Professor Emérito das mãos do Diretor da EEL, o Prof. Massola. Em sua explanação agradeceu a indicação ao Titulo; em especial ao Prof. Dr. Marcelo Zuffo, membro da Congregação da EEL que sugeriu a referida homenagem. Agradeceu ainda aos professores Durval Rodrigues Junior e Domingos Sávio Giordanni da EEL por encaminharam sua indicação para aprovação da Congregação. O ex-Diretor da EEL admitiu que assumiu a administração Unidade de Lorena ciente da grande responsabilidade que lhe fora dada e que se apaixonou pela Escola. Emocionado, dedicou seu novo Título a sua esposa Lucia, falecida em 2013, que mesmo doente sempre o incentivou a continuar sua jornada em Lorena.

Encerrando a cerimônia o Professor Dr. Vahan Agopyan, Vice-Reitor da Universidade, agradeceu a presença das autoridades municipais. O Vice-Reitor destacou os 50 anos do prof. Nei dedicados a Universidade de São Paulo, a maior parte deles exclusivamente junto às pesquisas do Instituto de Física da USP e seu desprendimento de dedicar-se, no final de sua carreira, de forma admirável à área administrativa junto à Escola de Engenharia de Lorena.

Após longa carreira de pesquisa e docência dedicados ao Instituto de Física da Universidade de São Paulo, o Professor Nei foi designado em 2006, pela então Magnífica Reitora Professora Dra. Sueli Vilela, como Diretor Pro-Tempore da Escola de Engenharia de Lorena recém-incorporada à USP. Em 2010 já na gestão do Magnífico Reitor Prof. Dr. João Grandino Rodas recebeu a missão de transformar a unidade de Lorena em um polo de engenharia e expandir a Unidade. A EEL reformulou seus cursos e expandiu suas vagas em 50% criando em 2011 os cursos de graduação em Engenharia Física, Engenharia de Produção e Engenharia Ambiental, todos iniciados em 2012. Também nesse período teve início o planejamento de novos prédios para Unidade de Lorena que dariam suporte para expansão e infraestrutura para novos cursos de engenharia.

O Professor Doutor Nei Fernandes de Oliveira Junior ficou à frente da Administração da EEL de 2006 a 2013. Foi o primeiro diretor da EEL e é o primeiro Professor da Unidade a receber o Título de Professor Emérito. O Título é a maior honraria concedido pela Universidade de São Paulo.