Prof. Dr. Zachary Fisk renomado cientista da área de Física da Matéria Condensada dá curso na EEL

EEL/USP RECEBE PROFESSOR VISITANTE DA UNIVERSIDADE DA CALIFÓRNIA

A disciplina Técnicas para crescimento de Cristais será ministrada pelo Prof. Dr. Zachary Fisk um dos criadores da técnica de crescimento pelo método de fluxo

Um dos mais renomados cientistas da área de Física da Matéria Condensada, Prof. Dr. Zachary Fisk da Universidade da Califórnia – Irvine (UCI) estará ministrando o curso Técnicas para crescimento de Cristais na EEL/USP (Escola de Engenharia de Lorena da USP) entre os dias 9 e 20 de março de 2015.

O professor Zachary Fisk descobriu a maioria dos materiais Heavy Férmions conhecidos hoje usando o “approach” de crescimento de monocristais por método de fluxo. Ele é uma das maiores autoridades do mundo em crescimento de cristais especialmente de materiais intermetálicos. Dentre suas publicações muitas foram publicadas em revistas de altíssimo prestígio no mundo científico como Nature, Science e Physical Review Letters.

O curso intensivo ministrado pelo cientista na EEL/USP terá duração de duas semanas. Serão abordadas na disciplina várias técnicas de crescimento de monocristais de alta qualidade distribuídos em aulas expositivas e experimentais.

A vinda do Professor Zachary Fisk para EEL/USP é fruto de um projeto feito por iniciativa do Prof. Dr. Antonio Jefferson da Silva Machado em conjunto com o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Materiais, Prof. Dr. Fernando Vernilli Junior, junto ao CNPq/CAPES intitulado PVE (Professor Visitante do Exterior).