Por meio de metodologias ativas de ensino alunos da EEL já atuam na solução de problemas industriais

Por meio de metodologias ativas de ensino, os alunos da Escola de Engenharia de Lorena (EEL) da USP foram colocados frente a frente com os problemas encontrados no cotidiano da vida industrial. Ao todo foram 10 problemas da área de engenharia apresentados a eles pelas empresas Monsanto e Johnson & Johnson.

O trabalho foi realizado por meio de convênios firmados entre as empresas e a EEL para aplicação da disciplina “Projetos Especiais em Engenharia” ministrada pelos docentes da EEL: Prof. Dr. Domingos Sávio Giordani; a Prof.ª Dr.ª Elisângela Moraes e a Prof.ª Dr.ª Maria Auxiliadora Barreto.

A proposta da disciplina é colocar os alunos para enfrentar os desafios encontrados no dia-a-dia da vida de um engenheiro, tais como: redução de paradas de máquinas, frequência de limpeza e descontaminação de áreas, redução de pH em um reator biológico, entre outros.

Os jovens, divididos em equipes, visitaram as empresas e conheceram os desafios apresentados. Depois, orientados por um tutor da empresa e outro da EEL, pesquisaram possíveis soluções, que foram sendo amadurecidas ao longo do semestre e resultaram em uma apresentação final para toda a gerência de cada uma das empresas envolvidas.

Um dos casos apresentados pela empresa Monsanto, por exemplo, obteve dos alunos a proposta de uma possibilidade de adoção de medidas que podem gerar economia para empresa na compra de embalagens. O desafio era a redução de até 20% no volume de ar nas embalagens de um determinado produto para que ela ocupasse menos espaço. Os alunos da EEL estudaram todos os procedimentos que envolviam o processo de fabricação do produto desde a matéria-prima às maquinas embaladoras. Os estudantes apresentaram à empresa uma proposta que conseguiu obter 16% de redução nas embalagens o que poderá render a empresa uma economia de até R$ 400 mil em embalagens por ano.

Este tipo de disciplina insere a EEL em um contexto muito utilizado nas principais universidades do mundo. Salienta o prof. Domingos Giordani “Nos tempos atuais, as metodologias ativas de ensino são uma realidade irreversível. Aprender colocando a "mão na massa" é a melhor forma de preparar nossos alunos para o mercado de trabalho. Sem contar que, com este tipo de método, baseado em projetos, os alunos adquirem muitas habilidades extras, tais como: técnicas de apresentação, gerenciamento de projetos, gestão de conflitos, trabalho em equipe, etc..”

Ao todo 60 alunos participaram do projeto. As informações a respeito de todo o trabalho realizado pelos estudantes da EEL junto às empresas foram reunidas em um informativo relatando todas as experiências e as intervenções realizadas por eles. http://owncloud.eel.usp.br/public.php?service=files&t=5f035cfc36b326eca…