Ponte que liga EEL ao centro de Lorena já está liberada para o tráfego

No dia 02 de outubro às 11h aconteceu a cerimônia de descerramento da placa com o nome da Ponte sobre o Rio dos Macacos. A ponte, que liga a Área I da Escola de Engenharia de Lorena – EEL/USP ao centro da cidade havia sido destruída por uma enchente em 2009 e sua reconstrução se deu devido um Termo de Cooperação entre a Universidade de São Paulo e a Prefeitura de Lorena.

Nessa parceria, a Prefeitura ficou encarregada de realizar a licitação e a execução da obra e a USP de arcar com os recursos financeiros da obra. O valor total do empreendimento é de R$ 1.298.706,69 (um milhão duzentos e noventa e oito mil e setecentos e seis reais e sessenta e nove centavos). A obra foi executada pela empresa S. O. Pontes Engenharia Ltda.

A nova ponte recebeu o nome 'Onofre Moreira Brandão - Tofinho Barbeiro”. Durante a cerimônia o Prefeito Municipal de Lorena, Sr. Fábio Marcondes, justificou a homenagem ao célebre lorenense: Falecido em 2008, Tofinho, personalidade ilustre e marcante da cidade de Lorena, fazia de sua barbearia um local de encontro e de disseminação de informações. Sua figura era muito respeitada e procurada pela sociedade Lorenense, não só por sua profissão, mas também como um conselheiro, para assuntos diversos, como política e negócios. “É mais do que justo denominar essa obra com seu nome e eternizar sua presença entre nós” finalizou. Na cerimônia estavam presentes e emocionados familiares, amigos e parentes do homenageado.

Na ocasião o Diretor da EEL, Prof. Antônio Marcos de Aguirra Massola, lembrou-se de sua luta para conseguir viabilizar a reconstrução da referida obra e da importância da cooperação entre a Prefeitura Municipal e a Universidade e ainda da seriedade que o administrador público deve ter em realizar obras para comunidade e de acompanhá-las pessoalmente. Finalizando, o Diretor da EEL destacou que uma ponte jamais deve ficar fechada e por isso era de suma importância que o tráfego sobre ela fosse liberado para que ela enfim, cumprisse seu papel. A Ponte “Onofre Moreira Brandão – Tofino Barbeiro” será de grande utilidade para toda comunidade USP e toda sociedade vizinha ao Bairro do Campinho.