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Plano Diretor Ambiental. Ajude a EEL ser uma unidade sustentável

Por Simone Colombo


Já está em andamento a elaboração de um Plano Diretor Ambiental para a Escola de Engenharia de Lorena (EEL) da USP. A Comissão Técnica de Gestão Ambiental foi criada a partir de uma parceria entre a Prefeitura do Campus e a Superintendência de Gestão Ambiental.

 

O grupo é formado por professores e técnicos administrativos da unidade. Sendo eles: Profa. Dra. Célia Tomachuk (coordenadora), Profa. Dra. Érica Romão, Prof. Dr. Flávio Teixeira (vice-coordenador), Prof. Dr. Lucrécio Fábio dos Santos e o Prof. Dr. Robson Rocha. Os docentes contam com o apoio técnico dos servidores: Gabriel Nunes (Áreas Verdes), Leandro Bettoni (Prefeitura do Campus) e Simone Colombo (Secretária). Os discentes serão representados por dois alunos da EEL: Rodrigo Costa Laud (graduação) e Aline Aparecida Antunes Cornetti  (pós-graduação).

 

No final do ano passado foi feito uma consulta à comunidade EEL, por meio de um questionário participativo, com o objetivo de identificar colaboradores para a elaboração do Plano Diretor Ambiental da EEL. Esse mês, estamos retomando os trabalhos e gostaríamos de saber se existem na EEL outros interessados em participar voluntariamente dos trabalhos. 

 

A partir do retorno deste questionário serão formadas equipes e terão início as reuniões para identificar e direcionar ações para desenvolver um Plano Diretor Ambiental para nossa unidade.

 

O Plano Diretor Ambiental tem como objetivo planejar a sustentabilidade ambiental da EEL e a inclusão social, com ordenamento de uso do território, planejamento do futuro e atendimento à legislação.

 

Agradecemos a atenção de todos e gostaríamos de pedir aos interessados que respondam ao questionário até o dia 19 de abril, próxima sexta-feira.

 

As áreas temáticas que serão analisadas pela Comissão são:

- Água e Efluentes: Esse grupo de trabalho deverá diagnosticar os problemas relacionados ao consumo e qualidade da água consumida, bem como a qualidade dos efluentes gerados e tratados na EEL, com o objetivo de alcançar a sustentabilidade da Unidade e mitigar o impacto de seus efluentes no rio Paraíba do Sul.

 

- Áreas Verdes: Realizar projetos com objetivo de melhorias nas áreas verdes da EEL – USP por meio de diagnóstico, identificando e enumerando problemas  e soluções que levem à ações de sustentabilidade .

 

- Edificações Sustentáveis: Esse grupo de trabalho deverá diagnosticar as edificações da EEL/USP, com relação ao consumo de energia elétrica, consumo de água e geração de diferentes resíduos sólidos, definindo o impacto ambiental do uso das edificações da EEL.

 

Com o resultado do diagnóstico, o grupo de trabalho deverá propor ações que visem minimizar o impacto ambiental das atuais edificações e aspectos construtivos para os novos projetos arquitetônicos. Essas ações podem abordar novos materiais construtivos, reúso de água, metodologias de economia de energia elétrica e outras iniciativas para alcançar a sustentabilidade das edificações da EEL.

 

- Educação Ambiental: O grupo de trabalho de educação ambiental irá realizar o levantamento de ações de educação ambiental ou atividades na área ambiental realizadas na EEL, propor atividades de educação ambiental frente às necessidades da instituição e atuar como agente disseminador de atividades de capacitação, treinamento, aperfeiçoamento, informação, reflexão e ação, destinadas a comunidade interna e externa da EEL/USP. A Educação Ambiental é um tema transversal, podendo atuar juntamente com outro GT para elaboração do Plano Diretor da EEL/USP.

 

-Emissão de Gases do Efeito Estufa e Gases Poluentes: A mudança climática é tema que ganha a cada dia maior relevância na agenda de governos, das empresas e da sociedade como um todo. O aquecimento global, fruto da atividade humana é, atualmente, reconhecido pela comunidade científica nacional e internacional e demanda grande disposição política para sua mitigação. Nesse sentido, esta área temática realizará um diagnóstico visando identificar as principais fontes de lançamento de gases de efeito estufa na EEL/USP e seus impactos socioeconômicos e ambientais e proporá metas de redução e melhorias visando à redução/eliminação desses lançamentos.

 

-Gestão de Fauna:  Diagnóstico das espécies registradas no Campus USP de Lorena e posterior formulação de propostas para o manejo e conservação da fauna.

 

- Mobilidade: Mobilidade está relacionada com o deslocamento das pessoas no seu entorno buscando dar oportunidade de acesso, priorização dos modos de transporte coletivos e não motorizados, inclusivo e sustentável ao meio ambiente, permitindo a integração entre os modos e serviços de transporte. Assim, políticas de transporte e de circulação de pessoas dentro da área da EEL e entre as áreas I e II da EEL serão planejadas com o objetivo da maior integração dos alunos buscando o mínimo impacto do meio ambiente.

 

- Resíduos: A crescente preocupação com a preservação dos recursos naturais e com a questão de saúde pública associada a resíduos sólidos indica que políticas públicas para tratar desses temas tendem a ser cada vez mais demandadas pela sociedade. Nesse sentido, esta área temática realizará um diagnóstico, incluída a identificação dos principais fluxos de resíduos na EEL/USP e seus impactos socioeconômicos e ambientais; proporá metas de redução, reutilização, reciclagem, entre outras, com vistas a reduzir a quantidade de resíduos e rejeitos encaminhados para disposição final ambientalmente adequada.

 

-Uso e ocupação do Solo: Definir e identificar as áreas ocupadas e seus usos para traçar um plano de ação com objetivos e metas. Ex: Áreas de Preservação Permanente; Áreas ociosas ou de servidão administrativa; Corpos D'água; Áreas verdes, dentre outras. A construção do Plano Diretor Ambiental será feita de forma participativa e toda comunidade EEL (alunos, docentes e funcionários) poderá ajudar em sua elaboração.




Acesse o questionário nesse link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdWpEjrxGP9TRRA28jHnNXZtnYWWLfzWjVBgRfiQy5u6E00lg/viewform?usp=pp_url 

 

Em breve mais informações.