Pular para o conteúdo principal

Pesquisa realizada por docente da EEL é destaque internacional

A pesquisa realizada pelo Professor da EEL, Carlos Renato Menegatti, foi publicada em abril na revista: Applied Optics e teve destaque na página da OSA (The Optical Society) principal associação profissional em óptica e fotônica internacional.

O trabalho fala sobre o método de utilização do LIBS - Laser Induced Breakdown Spectroscopy – (espectroscopia de ruptura induzida por laser), empregado para detecção de contaminantes nos fluidos existentes em aterros, os lixiviados. O foco da pesquisa em especial é a detecção de mercúrio, um elemento altamente tóxico.

Segundo o pesquisador LIBS é uma técnica ambientalmente limpa isenta de reagentes químicos ao contrário das demais técnicas utilizadas atualmente para o mesmo tipo de análise.

Para obter os resultados através do LIBS os pesquisadores envolvidos adaptaram o LIBS para a configuração de “duplo pulso “ resultando em uma considerável melhora na sensibilidade de detecção. A intenção dos cientistas agora é refinar a instrumentação do LIBS para que sua precisão seja ainda maior de modo que seja compatível com as normas ambientais estabelecidas para o mercúrio.

De acordo com o pesquisador este conceito poderá ser aplicado a outros elementos químicos.

A revista Applied Optics é referência em sua área e é uma das publicações mais acessadas da OSA.

Saiba mais clicando no artigo:http://www.osa.org/en-us/about_osa/newsroom/news_releases/2017/new_appr…