Palestra "Nanoestruturas Controladas para Intensificação de Processos Fotocatalíticos

Mamutes na Ciência promove a palestra 'Nanoestruturas Controladas para Intensificação de Processos Fotocatalíticos'.

Dia: 14/09 - QUINTA-FEIRA
Horário: 12h30
Local: Auditório do Centro de Informática (Área I) - Escola de Engenharia de Lorena - EEL/USP
Palestrante: Profa. Dra. Fabiane Trindade - POLI/USP

O encontro deste mês promovido pelo grupo 'Mamutes na Ciência' irá falar que o design e o controle de nanoestruturas abre perspectivas para o avanço e o aumento de atividade de fotocatalisadores convencionais bem como a descoberta de novas propriedades catalíticas. Entretanto, a busca por métodos que sejam eficientes na heterogeneização de catalisadores à base de nanoestruturas tem se tornado um desafio devido à demanda por materiais com alta atividade catalítica que sejam estáveis, recicláveis, tenham elevadas áreas superficiais específicas e ainda sejam economicamente viáveis para os tornar mais atraentes para aplicação comercial. Nesse contexto, o desenvolvimento de metodologias versáteis para a produção de nanoestruturas com alto nível de organização e uniformidade viabiliza o ajuste dos parâmetros de controle e composição para aumentar a eficiência dos processos fotocatalíticos. Além disso, permite a otimização e entendimento da dos mecanismos fotocatalíticos frente a diversas reações através de variações de tamanho, composição química das nanoestruturas controladas.

Fabiane Trindade é Química, doutora em Energia pelo Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal do ABC e pós-doutora pelo Instituto de Química da Universidade de São Paulo. Realizou estágio de pesquisa no Instituto de Química Física de los Materiales, Medio Ambiente y Energía da Universidad de Buenos Aires (2009) e na School of Chemistry no Centre for Nanoporous Materials da University of Manchester, Inglaterra (2012). Atualmente é pesquisadora do Grupo de Processos de Oxidação Avançada do Departamento de Engenharia Química da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Atua há 10 anos nas áreas de nanomateriais híbridos e fotoquímica para produção de energia sustentável.

Os colóquios apresentados pelo 'Mamutes na Ciência' organizados por docentes do Departamento de Ciências Básicas e Ambientais da EEL que criaram o grupo com a finalidade de apresentar temas da pesquisa científica de uma forma acessível e coloquial, discutindo seus métodos, resultados e aplicações.

O Seminário é aberto a qualquer pessoa. A entrada franca.