Palestra: “Como a visão metalúrgica apoia a análise de falhas”

Da Assessoria de Imprensa da EEL

No dia 01 de setembro de 2017, às 8h30, será realizado na Área II da Escola de Engenharia de Lorena a palestra “Como a visão metalúrgica apoia a análise de falhas” com a Diretora Técnica da empresa de consultoria TECMETAL, Dra. Annelise Zeemann*.

O encontro irá revelar que a análise metalúrgica de falhas é uma ferramenta poderosa em qualquer análise de risco ou gestão de integridade de unidades, equipamentos ou estruturas; pois ao sofrer uma falha o material revela danos cuja morfologia indica o mecanismo que o levou a falhar, ou seja, a análise metalúrgica permite expor o tipo de solicitação imposta que excedeu a capacidade do material.

Não raro é identificar na análise metalúrgica condições totalmente inesperadas associadas à operação ou à fabricação, muito fora das premissas adotadas pelos projetistas, e que dificilmente são consideradas em análises teóricas para investigar a causa raiz, indicando que a análise metalúrgica deve ser realizada antes de serem consideradas as hipóteses de causa raiz, pois ela descarta muitas possibilidades ou, ao contrário, pode ser suficiente para sozinha apontar a causa raiz, como nos cases apresentados neste trabalho.

Durante a palestra a convidada fará a demonstração do site: Materials Life: Imagens que contam histórias.

*A Dra. Annelise Zeemann é Graduada em Engenheira Mecânica pela UERJ (1986), possui mestrado em Engenharia Metalúrgica e de Materiais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE 1990) e doutorado em Engenharia Metalúrgica e de Materiais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE 2001). Desde 1991 é diretora técnica da empresa de consultoria TECMETAL que atua na área de materiais e processos de fabricação. É professora convidada em cursos de graduação e de especialização, no IME na PUC e no SENAI (FASTEC e CIMATEC), entre outros. Tem experiência na área de Engenharia de Materiais, com ênfase em Seleção de Materiais, Análise de Falhas e Processos de Fabricação. Atua ainda como consultor em diversas empresas, principalmente no segmento de Óleo e Gás.

Inscrições no link: https://goo.gl/forms/0zthz2pgjnsyURXB2

Palestra: “Como a visão metalúrgica apoia a análise de falhas
Palestrante: Dra. Annelise Zeemann

Dia: 01 de setembro - sexta-feira