Laboratórios de Física da EEL/USP serão equipados pelo Instituto de Física de São Carlos da USP

INSTITUTO DE FÍSICA DE SÃO CARLOS PRODUZIRÁ KITS DIDÁTICOS PARA UNIDADE DE LORENA

Foi assinado no dia 22 de abril o projeto de remodelamento dos laboratórios de ensino de física da Escola de Engenharia de Lorena (EEL/USP) com colaboração do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP). O projeto consiste na construção de Kits de Didáticos de Física Experimmental pelo IFSC/USP para re-equipar os laboratórios de ensino de física da EEL/USP. Os professores e técnicos da EEL participarão ativamente de todo o processo. O IFSC/USP possui mais de 30 anos de experiência e desenvolvimento na área do ensino de física.

Essa parceria foi fruto de conversas entre o Pró-Reitor de Graduação da USP Professor Doutor Antônio Carlos Hernandes e o Professor Doutor Carlos José Todero Peixoto da EEL/USP a fim de equipar os laboratórios de ensino de física da EEL considerando a atual crise financeira que vive a Universidade.

Ao todo serão construídos pelo IFSC/USP 193 kits didáticos com custo total de aproximadamente 360 mil reais. Os mesmos kits, se adquiridos comercialmente, teriam um custo estimado em 5 vezes este valor.

Com previsão de implantação ao longo dos próximos 2 anos, a primeira leva de equipamentos já está em produção no IFSC/USP. Estima-se que um primeiro lote chegue à EEL/USP já para o segundo semestre de 2015.

O Diretor da EEL/USP Professor Doutor Antonio Marcos de Aguirra Massola ressaltou a extrema importância deste projeto como uma sinalização de abertura da reitoria à unidade de Lorena. Com esse projeto os laboratórios didáticos da EEL serão equipados com o que há de melhor em ensino de física experimental no Brasil.

De acordo com o Magnífico Reitor, Prof. Marco Antonio Zago; o projeto que começou como uma solução local, agora projeta-se como um modelo de cooperação entre as unidades uspianas, não somente no ensino de física, mas em todas as instâncias de ensino da universidade.

Estiveram presentes à cerimônia o Magnífico Reitor Marco Antonio Zago; o Pró-Reitor de Graduação Prof. Dr. Antonio Carlos Hernandes; o Diretor do Instituto de Física de São Carlos, Prof. Dr. Tito José Bonagamba; o Chefe de Gabinete e Superintendente de Relações Internacionais, Prof. Dr. José Roberto Drugowich de Felício; o Superintendente de Comunicação Social da USP, Prof. Dr. Marcello Chami Rollenberg; o Diretor da Escola de Engenharia de Lorena, Prof. Dr. Antonio Marco de Aguirra Massola; o Presidente da Comissão de Graduação da EEL Prof. Dr. Carlos Yujiro Shigue e os Professores Carlos José Todero Peixoto e Carlos Renato Menegatti do Departamento de Ciências Básicas e Ambientais da EEL.