Laboratório Didático de Matemática instalado na EEL será disponibilizado para professores da região

Matemática sem medo

Apresentar a matemática e revelar sua face divertida e descontraída é o objetivo do Laboratório Didático de Matemática recém-instalado na EEL

Neste dia 01 de dezembro professores do ensino médio e fundamental da cidade de Lorena puderam conhecer de perto o Laboratório Didático de Matemática, doado à Escola de Engenharia de Lorena (EEL) pela Estação Ciência da USP. O material consiste em réplicas autorizadas da Exposição Maths 2000, do Museu de La Villete (Paris), além de material próprio produzido pela equipe da Estação Ciência e explora fundamentos da matemática por meio de jogos, desafios e atividades interativas curiosas.

A Estação Ciência da USP estava instalada em prédio junto à estação ferroviária do bairro da Lapa em São Paulo, daí o nome da Estação Ciência, e pertencia ao Governo do Estado de São Paulo. Com a necessidade de reforma do prédio e a crise orçamentária da USP, a Estação foi extinta e o prédio devolvido ao Estado.

Todos os experimentos que estavam neste prédio foram destinados a outras unidades da USP que trabalham com projetos de difusão científica. Eram centenas de atividades educativas das mais variadas áreas como: biologia, física, química, matemática, astronomia e ciências da terra. Uma parte do acervo foi destinada ao Parque Cientec, à Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) e ao Centro de Divulgação Científica e Cultura (CDCC) da USP de São Carlos. Dentre os materiais que foram doados para a EEL vieram os experimentos conhecidos como Mesas de Matemática e que se constituirão no Laboratório Didático de Matemática.

A EEL, por meio do Projeto “Movimento com Ciências”, vem desde 2008 difundindo e desmistificando o ensino de ciências e pretende dar aos professores do ensino médio e fundamental da região Valeparaibana a oportunidade de trabalharem os conceitos científicos e matemáticos de uma maneira mais lúdica, porém educativa, com seus alunos. O Laboratório Didático será disponibilizado pela EEL para uso de professores da rede pública e privada de ensino, para que seja utilizado no desenvolvimento de projetos educacionais de ciências pelos professores junto com os estudantes, de maneira que estes compreendam esses conceitos de forma prática e divertida.

Os professores passarão por um curso prático de 8 horas para que eles possam estar aptos a utilizar o material disponibilizado. “Através desta capacitação os professores poderão utilizar este material para que o ensino da matemática possa ser potencializado através da utilização deste laboratório.” Revela o Professor Dr. Carlos Shigue da EEL um dos coordenadores do projeto.

O material que veio para Lorena é composto por 24 mesas que abrigam 48 atividades que se assemelham muito com jogos e brincadeiras. São experimentos lúdicos que apresentam conceitos de matemática de uma forma muito interessante e cativante como, por exemplo, o jogo da velha em três dimensões 3D, a matemática das bolhas de sabão, a teoria do caos e as simetrias da natureza. As atividades propostas são embasadas em teorias matemáticas que são apresentadas de forma intuitiva para o público. “Essa experiência de aprendizagem é tão preciosa que merece, sem dúvida alguma, ser compartilhada.” Salienta o Prof. Dr. Carlos Shigue.

Todos os experimentos tem caráter interativo. Os aparelhos e jogos revelam conceitos de matemática mostrando, na prática, suas aplicações. Assim, conceitos como geometria, cálculo, estatística são desmistificados pelos objetos em exposição. A professora Márcia Helena Adasz dá aulas em uma escola Municipal de Lorena e se encantou com tudo que viu durante o curso: “Os experimentos são excelentes podemos aplicar muito bem, vai ser muito construtivo para nossos alunos. Estou muito entusiasmada!”

Quem veio apresentar ao grupo todo conteúdo técnico dos equipamentos recebidos pela EEL foi a Profa. Maria del Carmen Hermida Martinez Ruiz. A professora, que atuou como educadora da Estação Ciência em São Paulo por 12 anos, conta que esta sempre foi uma exposição de muita aceitação por parte dos professores e dos estudantes. “Você presencia os jovens e adultos tentando resolver desafios, as mesas cheias de gente. É muito legal essa ideia de mostrar que matemática não é uma coisa abstrata, só cálculos, mas que ela explica coisas do dia a dia”. E complementa: “Quando soube que esta exposição viria para Lorena recebi a notícia com muita alegria. Esse material possui um valor imensurável”.

A representante da Secretaria Municipal de Educação de Lorena, a professora Iedângela de Souza Bonaldi exalta: “Material riquíssimo! Fantástico! Eu estou encantada com esse material e sou apaixonada pela matemática. Esperamos que os nossos professores aproveitem bem essa riqueza”.

A Coordenadora do curso de pedagogia da UniFATEA (Centro Universitário Teresa D’Ávila) a pedagoga Profa. Dra. Maria Cristina Marcelino Bento também participou do encontro. Ela observa que as atividades ali representadas atendem a vários públicos, pois cada mesa apresenta sua complexidade e diferentes graus de dificuldade. Quebra-cabeças e atividades com bolinhas de gude, por exemplo, podem revelar os mistérios da probabilidade. Segundo ela, o conhecimento operacional de todo esse material tem um caráter muito importante junto à educação: “Com a manipulação dos experimentos, dos objetos para compreensão, com o monitoramento e as intervenções, diferentes idades podem se encontrar e aprender.” A pedagoga acrescenta ainda que ter a oportunidade de oferecer ao aluno experiências como essas proporcionam a todos um olhar diferenciado sobre os temas abordados. “Isso não foge ao legado que o célebre educador “Paulo Freire” deixou sobre a leitura de mundo... ‘É preciso compreender o mundo sob diferentes óticas’.”