‘Espaço Labore’ e ‘Hertz Maker’: novos espaços à disposição dos alunos da EEL

Locais para criar e desenvolver projetos. Estes são o ‘Espaço Labore’ e o ‘Hertz Maker’ salas diferenciadas que já estão à disposição dos alunos da Escola de Engenharia de Lorena (EEL) da USP. Estes ambientes vêm sendo preparados desde final de 2018 na Área II da EEL e foram pensados para oferecer aos estudantes conforto e liberdade para concepção de projetos.  “O objetivo é estimular os alunos a ocuparem seu tempo livre dentro do campus com a produção de trabalhos e discussões criativas” revela a idealizadora do projeto, a Profa. Dra. Kátia Cristiane Gandolpho Candioto (vice-coordenadora do curso de Engenharia Física).

Uma das salas, o Espaço Labore, é um local voltado à criação e interação dos estudantes. O lugar foi moldado para o desenvolvimento de projetos, reuniões e até mesmo para exibição de filmes e apresentações artísticas. Lá os estudantes vão encontrar a sua disposição: impressora 3D; computadores(Linux Mint); mesas para desenvolvimento de projetos e reuniões; projetor de multimídia; sistema de som; impressora de papel; quadros para anotações; armários e estantes,  leituras variadas; jogos de tabuleiro; instrumentos de medição; multímetro; ferro de solda; materiais de escritório e “até uma cafeteira elétrica para aquele cafezinho para espantar o sono” diz a professora Kátia.

A outra sala, que ainda está sendo finalizada, é a Hertz Maker. Este espaço está direcionado à execução de projetos. Funciona como uma espécie de oficina e é composta por jogo de ferramentas, uma cabine de solda com máquina de solda; bancada de aço, corte laser, linha de ar comprimido para pinturas, máquinas para corte madeira e outros equipamentos manuais. O Hertz Maker também disponibiliza EPI´s (Equipamentos de Proteção Individual) para zelar pela segurança de seus usuários. “É um lugar para o aluno colocar a mão na massa. Tudo pensado com muito amor e engenharia” diz a idealizadora do projeto.

A professora Kátia vem se dedicando a montagem desses espaços desde final de 2018. Alguns móveis são oriundos da Estação Ciência (USP) que foi desativada.  Ela salienta que para adequar o ambiente à expectativa e à necessidade dos alunos, contou com a ajuda de diversos estudantes e destaca a participação dos alunos: Michel Ribeiro Vilas Boas, Danilo Bellintani, Renê Reginato David Viana, Igor Marques Bispo Silva, Luiz Fernando Moretão, Rafael Augusto Mota e Luiz Felipe de Oliveira Alves. Este último, conta a professora, definiu o nome dos espaços por meio de um concurso. A docente conta ainda que toda a infraestrutura que foi montada  contou o apoio de funcionários da EEL, da coordenação do curso de Engenharia Física, do Departamento de Engenharia de Materiais, da Direção e de apoiadores externos, tais como: Walter, Bosch, Mitutoyo, CEDIR, Starret, Lumada EPI´s e FabLab Livre SP.

As salas estão disponíveis aos estudantes de todos os cursos da EEL e contarão com a supervisão de monitores e voluntários sob orientação da Profa. Dra. Kátia. “Não deixem de prestigiar e usufruir desse espaço!” salienta.

O ‘Espaço Labore’ e o ‘Hertz Maker’ ficam na Área II da EEL nos prédios da graduação de Engenharia Física. Para utilizar essas salas não é necessário agendar. Basta verificar o quadro de horário dos monitores e voluntários e aparecer por lá.