Engenharia sem Fronteiras: Pesquisadores da EEL apostam na integração das engenharias

Pensando em integrar as Engenharias existentes dentro e fora da Escola de Engenharia de Lorena (EEL) foi realizado entre os dias 14 e 15 de março o I Workshop Fronteiras Tecnológicas em Engenharia.

O objetivo do encontro é derrubar as barreiras entre as engenharias e apresentar perspectivas em que possa haver uma conexão e até mesmo uma fusão entre as diferentes áreas em que se encontram. O organizador do evento, Prof. Dr. Fábio Herbst Florenzano, conta que os idealizadores procuraram reunir palestrantes inseridos em todas as áreas de pesquisa existentes na EEL. “Temos temas que envolvem todos os departamentos da nossa unidade: biotecnologia, engenharia de materiais, engenharia química e ciências básicas e ambientais.”

Participaram do workshop profissionais com alta densidade científica Nacional e Internacional. Do exterior, estiveram presentes a Profa. Dra. Solange Mussato que falou sobre as estratégias e os desafios para o desenvolvimento de biorrefinarias sustentáveis (Technical Universitu of Denmark) e o Prof. Dr. Wayne F. Reed (Tulane University – USA) que apresentou as mais modernas pesquisas nas área de  monitoramento automatizado e controle de polimerização.

Também se apresentaram no workshop, a Profa. Dayane Tada (UNIFESP); que falou sobre as interações biológicas de nanopartículas metálicas, o Prof. Dr. Sergio Brochsztain (UFABC) que trouxe informações a respeito de possíveis aplicações de sílicas mesoporosas modificadas com imidas; o Prof.Dr. Elcio Abdala (IF/USP) que discorreu sobre o Telescópio BINGO; e o Prof. Dr. Gregóire Demets (USP – Ribeirão Preto) que explanou sobre as pesquisas para aplicações das cucurbiturilas.

O Prof. Dr. Lucio Angnes (FAPESP) mostrou a todos as particularidades do programa PIPE que incentiva, por meio de financiamentos, a pesquisa inovativa na pequena empresa.

Os professores da EEL também expuseram aos presentes suas pesquisas e visões a respeito da integralidade da engenharia. O Prof. Dr. Gabriel Weber mostrou suas visões a respeito de modelos empregáveis entre a física e a química, o Prof. Dr. Robson Rocha falou sobre o processamento eletroquímico para descontaminação de água, o Prof. Dr. Fernando Segato articulou sobre a prospecção e expressão heteróloga de enzimas de interesse biotecnológico e o Prof. Dr. Fabio Batista trouxe os aspectos  fundamentais da simulação de processos de separação física. “A ideia é que a gente possa conversar sobre ciência e sobre os projetos que estão acontecendo dentro e fora de Lorena. Com isso podemos entrar em contato com lideranças científicas de todo Brasil e do exterior e aperfeiçoar nossas práticas acadêmicas em todos os aspectos.” ressalta Florenzano.