EEL/USP firma parceria com empresa do ramo de fabricação de aeronaves

A Escola de Engenharia de Lorena da USP (EEL) e uma grande empresa do ramo de fabricação de aeronaves iniciaram um trabalho de cooperação na área de desenvolvimento de materiais metálicos para aplicações em aeronaves.

O projeto técnico visa o desenvolvimento de novos materiais contendo altas concentrações dos elementos químicos titânio, vanádio, alumínio, nióbio e zircônio. O objetivo dessa pesquisa é encontrar substitutos para ligas à base de níquel e de ferro em partes de turbina de avião.

Estas novas ligas devem ser mais leves que as ligas à base de níquel, o que permite diminuir o peso da estrutura da aeronave. A diminuição do peso implica em economia de combustível e consequente diminuição da quantidade de emissões de gases das turbinas, diminuindo assim a poluição gerada.

A pesquisa está sendo realizada pelos Professores do Departamento de Engenharia de Materiais da EEL; Dr Carlos Angelo Nunes e Dr. Gilberto Carvalho Coelho.

A referida empresa de fabricação de aeronaves criou um escritório no Brasil, situado em São José dos Campos (SP), para administração de projetos de parceria com universidades de institutos de pesquisa no Brasil.

As negociações contratuais iniciaram-se no início de 2014 e foram finalizadas em Julho deste ano.