EEL USP em busca de Novos Talentos

No dia 04 de fevereiro membros da equipe do Projeto Novos Talentos da EEL – Escola de Engenharia de Lorena da USP estiveram na cidade de Cunha-SP em visita a Escola Estadual Paulo Virgínio. A Escola é uma das selecionadas pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo a participar do programa NovosTalentos da EEL USP; projeto que tem o objetivo de encontrar e atrair novos talentos na área de ciência e tecnologia para universidade.

Estiveram no encontro os Professores da EEL Carlos Alberto M. Santos e Sandra G. Schneider, 7 alunos de graduação da EEL, e a secretária do programa Evelyze Lescura. Eles se reuniram com os professores da Escola Paulo Virgínio; Idmaura C. M. Galvão , José Éder da Costa, Luis Claudio Castilho e 8 alunos que foram selecionados para participarem do Programa de Pré-IC da EEL.

A finalidade do Novos Talentos é descobrir e atrair pessoas com habilidades para as profissões de ciência e tecnologia através de atividades lúdicas, aulas experimentais de ciências e pesquisas junto à universidade nas áreas de Ciências exatas e biológicas. Outro fim do Projeto é envolver os alunos de engenharia da EEL em problemas socioeducacionais e oferecer-lhes formação em atividades de ensino e de responsabilidade social. O Projeto também visa promover a interação da USP com problemas de ensino básico na região do Vale do Paraíba onde está inserida a EEL; Campus de Lorena da USP.

Alguns projetos de extensão (Forma Engenharia - CNPq e Pré-Iniciação Científica - PRCEU da USP) já têm sido aplicados na Escola Estadual Arnolfo Azevedo em Lorena desde 2010 e tem apresentado resultados excelentes. Entre os anos de 2014-2015 o projeto se estenderá a mais nove escolas públicas da região. Três delas já estão ativas e as atividades terão início após o Carnaval, sendo elas: a Escola Estadual Arnolfo de Azevedo e a Escola Estadual Gabriel Prestes da cidade de Lorena e a Escola Estadual Paulo Virgíneo de Cunha.

Essas escolas terão na EEL supervisores que serão os professores Carlos Alberto M. Santos (responsável pelo EE Arnolfo Azevedo), Sandra G. Schneider (Responsável pela EE Paulo Virgínio) e Carlos Yujiro Shigue (responsável pelo EE Gabriel Prestes) que junto à alunos de graduação darão suporte ao projeto. Responderão pelas Escolas Estaduais o Professor Marcus Vinícius M. Gama, da EE Arnolfo Azevedo de Lorena o Prof. Jean Capuzzi da EE Gabriel Prestes também de Lorena e a Prof. Idmaura Galvão da EE Paulo Virgínio de Cunha –SP.

Dessas 03 escolas, 24 alunos do Ensino Médio (08 de cada uma) já foram selecionados para desenvolver atividades em laboratórios do Departamento de Engenharia de Materiais da EEL. Os jovens estudantes serão supervisionados por alunos de graduação da EEL e receberão bolsas do CNPq de Pré-Iniciação Científica. Estes, ficarão responsáveis por levar, tudo o que aprenderem na EEL repassando aos seus colegas de classe suas experiências junto à Universidade.

O Programa de Pós-Graduação em Projetos Educacionais o PPG-PE também está envolvido no projeto, pois pretende qualificar os professores para o ensino de Ciências, para que esses professores motivem, resgatem e incentivem seus alunos em sala de aula. A Profa. Idmaura Galvão (E.E. Paulo Virgínio) e o Prof. Marcus Vinícius Gama ( E.E. Arnolfo de Azevedo) são alunos do curso de mestrado profissional do PPG-PE.