Pular para o conteúdo principal

EEL terá Microscópio Eletrônico de Varredura de Alta Resolução


Com a Coordenação do Prof. Carlos Angelo Nunes (DEMAR), a Escola de Engenharia de Lorena (EEL) da USP acaba de aprovar um projeto junto à FINEP no valor de R$2.519.873,00 (Dois milhões, quinhentos e dezenove mil, oitocentos e setenta e três reais) e que permitirá a aquisição de alguns equipamentos de pesquisa, sendo o mais importante deles um Microscópio Eletrônico de Varredura por Emissão de Campo (Field-Emission Gun), incluindo sistema EDS para microanálise.

Este equipamento possui resolução da ordem de 1 nm, valor 100000 (cem mil) vezes menor que a espessura de um fio de cabelo. De acordo com o Prof. Carlos Angelo Nunes, é um equipamento normalmente encontrado nos laboratórios dos melhores Centros de Pesquisa em Ciência e Engenharia de Materiais. Hoje, pesquisadores da EEL precisam se deslocar para Campinas; São Carlos; São Paulo e mesmo no exterior para ter acesso a este tipo de equipamento.

O projeto foi submetido na CHAMADA PÚBLICA MCTI/FINEP/FNDCT 02/2016; CENTROS NACIONAIS MULTIUSUÁRIOS; Linha 1 – Centros Consolidados. A Chamada em questão foi operacionalizada em duas etapas, envolvendo na primeira etapa a avaliação preliminar de 495 propostas, distribuídas em duas Linhas 1 e 2, voltadas para Centros Consolidados e Centros Emergentes, respectivamente. Na segunda etapa concorreram 238 propostas. Para a avaliação destas propostas, a FINEP contou com a colaboração de um Comitê Assessor, constituído por 67 pesquisadores de reconhecida experiência. Na linha 1, na qual a EEL concorreu, foram aprovados 27 projetos para receber financiamento.