Pular para o conteúdo principal

EEL tem novo espaço de aprendizagem e dá início a transmissão de palestras on-line

Simone Colombo

No dia 05 de novembro houve a primeira transmissão de Palestras on-line da EEL no novo ambiente de aprendizagem na Biblioteca EEL via IPTV/USP .

No período da manhã houve a palestra: Inovação, Aprendizagem baseada em Projetos, Design Thinking e Sistemas de Biblioteca: uma integração mais que necessária, onde o Professor Doutor Messias Borges Silva falou da necessidade de encontrar novos modelos de aprendizagem para os jovens do século XXI. (Disponível no link: https://www.youtube.com/watch?v=MbiExc5D19M)

No período da tarde foi a vez do Professor Doutor Hugo R. Z. Sandim falar sobre as “Boas práticas na pesquisa” evidenciando as questões de ética, de plágio e suas consequências. (Disponível no link: https://www.youtube.com/watch?v=HZKbA0_10FM)

As palestras foram realizadas no novo espaço criado na Biblioteca da área I que recebeu a denominação de BiblioCOM.

O Novo espaço de aprendizagem na Biblioteca

“O novo ambiente de aprendizagem na Biblioteca EEL, teve inicio com um projeto aprovado pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão em 2013. Infelizmente, com os cortes no orçamento feitos pela Reitoria, o projeto não conseguiu ser executado na sua totalidade”, conta a Chefe de Serviços Técnicos de Biblioteca, Regina Horta.

Sensibilizada com a situação, a Diretoria Técnica do Sistema Integrado de Bibliotecas da USP (DT-SIBI) colaborou com doação de equipamentos e a EEL adquiriu os mobiliários. Este espaço no estágio atual, dispõe de 10 computadores, equipamento para videoconferência, TV 55’, Projetor Multimidia e Lousa Digital.

O espaço BiblioCOM está disponível para comunidade, sendo necessário fazer a reserva pelos Sistemas da EEL.

A inauguração do espaço aconteceu no dia 29 de outubro e contou com a participação da Chefe do SIBiUSP, Dra. Maria Fazanelli Crestana, dos chefes de Divisão do Departamento Técnico do SIBiUSP, Allan Rodrigo de Lima da Silva e Laucivaldo Cardoso de Oliveira, além da Chefe da Biblioteca Sra. Regina C.E.F. Horta e sua equipe e do Diretor da EEL Prof. Antonio Marcos de Aguirra Massola.

A inauguração foi retransmitida por videoconferência para área II. Agora as duas áreas da EEL contam com boa aparelhagem para videonconferência. No caso da necessidade de utilizar a sala para videconferência é necessário agendamento, pessoalmente, com o funcionário Bruno Marton na área I ou Tiago Domingos na área II.

Na foto: Prof. Dr. Messias Borges Silva realizando a 1ª Palestra com transmissão on-line da EEL.