EEL pesquisa bioinseticida contra mosquito da Dengue

A Dengue é uma doença endêmica que assola milhares de brasileiros anualmente durante o verão. Seus números têm aumentado proporcionalmente ao volume de chuvas e à temperatura elevada. Encontrar um meio de combater o aumento no número de mosquitos transmissores da doença, sem provocar grandes danos ao meio ambiente foi o que motivou a pesquisa de um grupo de alunos da pós-graduação em Biotecnologia Industrial da EEL orientados pelo professor Silvio Silvério da Silva. Eles desenvolveram um bioinseticida. O produto tem como base as teses de doutorado dos alunos de pós-graduação em Biotecnologia; Paulo Ricardo Franco Marcelino e Larissa Pereira Brumano e foi selecionado como finalista da competição internacional “Idea to Product” (I2P) que tem como objetivo despertar no meio acadêmico o espírito empreendedor e selecionar novos produtos em estágio inicial de desenvolvimento.

A pesquisa, que já está em processo de depósito de patente nos registros da USP, apresentou um novo modelo de biosurfactante, produzido por leveduras intitulado de SurfactanShield. Esse produto, ainda em fase de desenvolvimento, tem como finalidade o controle do desenvolvimento de larvas e pupas de mosquitos transmissores de doenças tropicais, com foco no mosquito transmissor da Dengue, o Aedes Aegypti. Esse bioinseticida não permite que as larvas e pupas desse inseto se desenvolvam. Estudos ultraestruturais em parcerias com outros grupos de pesquisa ainda serão realizados para determinar a ação desse bioinseticida nas larvas e pupas dos mosquitos

O SurfactanShield tem a vantagem, em relação aos inseticidas convencionais, de se apresentar como uma molécula biodegradável eventualmente consumida por microrganismos presentes no ambiente não permitindo que o produto se acumule no local aplicado.

Representaram a EEL na competição os alunos Paulo Ricardo Franco Marcelino, Larissa Pereira Brumano, Matheus Soler, Rafael Philippini, Wagner Freitas e Sabrina Martiniano do PPGBI- EEL-USP juntamente com o prof. Dr. Humberto Felipe e o Prof. Dr. Silvio Silvério da Silva.

A versão latino-americana do “Idea to Product” foi promovida pela Universidade Federal de Juiz de Fora e a Fundação Getúlio Vargas. A competição aconteceu na cidade de Juiz de Fora e contou com patrocinadores como o Grupo Boticário, 3M e Makesys, além da presença de experts na área de empreendedorismo e aceleradores de negócios entre empresas e investidores.