EEL na Palma da mão: alunos criam aplicativo para levar informação aos usuários

Em um mundo moderno conectado através dos smartphones, alunos do Diretório Acadêmico(DA) da Escola de Engenharia de Lorena (EEL) decidiram inovar e colocar na mão dos estudantes da USP de Lorena, informação fácil e rápida por meio de um sistema que funciona como um aplicativo: o DA EEL-USP. Para acessá-lo basta estar conectado à internet.
O DA EEL-USP chegou ao mundo virtual com a finalidade reunir todos os elementos úteis que um estudante de engenharia da unidade de Lorena precisa em seu dia a dia. O sistema desenvolvido por eles reúne simplicidade e funcionalidade e faz a conexão rápida e direta entre os usuários e o Diretório Acadêmico.
Informações como: projetos e áreas do Diretório; horários de ônibus; mapa de salas de aula, contatos de professores, cardápio do RU, agenda de eventos unificada, perfil de entidades estudantis, locais de lazer na cidade, entre outros, estão disponíveis aos usuários ao alcance de um clique.
A ideia surgiu entre os membros Diretório Acadêmico da EEL conta Matheus Mariotti, assessor de Marketing do D.A. e líder do projeto do aplicativo. A aposta foi na mobilidade “Todo mundo tem um celular hoje em dia, acreditamos que um aplicativo tem poder de alcance muito maior do que sites e perfis no Facebook” diz ele.
O DA EEL-USP foi lançado oficialmente dia 20 de agosto e ainda irá acrescentar entre suas funcionalidades os horários de monitorias, a relação de alunos que representam a EEL oficialmente junto aos órgãos diretores da EEL e outras utilidades. O sistema em breve assumirá o formato de um aplicativo e estará disponível para download nas lojas oficiais.
Os estudantes da EEL aprovaram a novidade “Achei o sistema muito prático. Vou usá-lo quando precisar saber das salas, horários de ônibus e eventos principalmente. Seria legal algo que fizesse os alunos a criarem o hábito de abrir o app todo dia” diz Guilherme Zampoli Cruz, 19. “Gostei do aplicativo do D.A, pois a interface do App é muito prática e as informações que ele contém ajuda o aluno a se localizar melhor nos eventos da faculdade”. Gustavo Silva Santos, 19 aluno de Engenharia Bioquímica.

Saia pra comer
Os alunos também podem acessar pelo sistema DA EEL-USP outro programa desenvolvido pelos estudantes: o “Saia par Comer”. O programa está em sua segunda edição e foi organizado pelo Diretório Acadêmico em parceria com os restaurantes e lanchonetes de Lorena buscando uma interação entre os estudantes e a comunidade. Cada semana um restaurante ou lanchonete da cidade oferece promoções e descontos especiais extras para alunos da EEL.
O conceito deste programa pretende auxiliar na movimentação da economia local e inserir os jovens em ambientes agradáveis de lazer que existem na cidade. A aluna Gabriela Furlan Chudzinski uma das idealizadoras do “Saia para Comer” complementa: 'Selecionamos restaurantes que os alunos não costumam frequentar tanto. Além disso, para nós, idealizadores do programa, é muito importante que os empreendedores apoiem a nossa causa, já que deixamos livre para cada estabelecimento decidir as promoções da semana. É legal ressaltar ainda que para os estabelecimentos aderirem ao “Saia pra Comer” não há custo algum!
Quem quiser conhecer o sistema DA EEL_USP deve acessar o link: