Pular para o conteúdo principal

EEL fica em 3º na Semana de Recepção de Calouros da USP. Instituto Oceanográfico ficou em 1º lugar.

Instituto Oceanográfico recebe Prêmio Recepção Legal 2018

 

Distinção, concedida pela Pró-Reitoria de Graduação, distingue as unidades que promoveram as melhores semanas de recepção aos calouros

 

Por Adriana Cruz - Editorias: InstitucionalSala de Imprensa - URL Curta: jornal.usp.br/?p=204715

 

O Instituto Oceanográfico (IO) foi o vencedor do prêmio Melhor Semana de Recepção aos Calouros 2018. A Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) ficou em segundo lugar e a Escola de Engenharia de Lorena (EEL), em terceiro.

 

A distinção é concedida anualmente pela Pró-Reitoria de Graduação (PRG) e homenageia a unidade e o centro acadêmico que organizaram a melhor programação de atividades para receber os novos estudantes da Universidade.

 

Também foram conferidas menções honrosas a 30 unidades que enviaram à PRG os relatórios das atividades desenvolvidas durante a Semana.

 

Além da placa de Semana de Recepção aos Calouros 2018, o IO também recebeu um prêmio no valor de R$ 4 mil, para a aquisição de equipamentos de informática para o uso dos alunos de graduação, e passa a abrigar, por um ano, a escultura itinerante da artista plástica Carmela Gross, especialmente criada para simbolizar os princípios acadêmicos da Universidade que são difundidos durante a Semana de Recepção aos Calouros: humanismo, excelência, universalismo e solidariedade.

 

A cerimônia de premiação foi realizada no dia 25 de outubro, na sala do Conselho Universitário, no prédio da Reitoria. As placas e os diplomas foram entregues aos contemplados pelo pró-reitor de Graduação, Edmund Chada Baracat.

 

“Esta premiação vai ao encontro daquilo que a Universidade mais preza que é o acolhimento estudantil. O conjunto de atividades desenvolvido durante a Semana foi proposto espontaneamente por nossa comunidade e incluiu desde noções de salvatagem, fotografia e pintura até visitas a laboratórios e navios”, destacou a diretora do IO, Elisabete de Santis Braga da Graça Saraiva.

 

O vice-reitor Antonio Carlos Hernandes destacou que “a graduação é o ponto-chave desta Universidade. A formação acadêmica é o que nos dá a conexão com a sociedade e, dessa forma, o reconhecimento das atividades de recepção aos calouros é fundamental. A chegada dos novos alunos é o momento da renovação da Universidade”.

 

Instituída em 1998, a Semana de Recepção aos Calouros marca o início do ano letivo e foi criada com o objetivo de incentivar as unidades a promoverem uma melhor integração entre alunos novos e veteranos. Nesse período, as aulas regulares são substituídas por atividades como gincanas, oficinas, palestras, campanhas educativas e ações sociais. Neste ano, a semana aconteceu entre os dias 26 de fevereiro e 2 de março, com a campanha “Veterano, violência não se conjuga”.

 

Fonte: Jornal da USPhttps://jornal.usp.br/institucional/instituto-oceanografico-recebe-premio-recepcao-legal-2018/