EEL discute avanços na gestão e na qualidade ambiental

Simone Colombo

No dia 3 de novembro, a Escola de Engenharia de Lorena da USP (EEL) realizou o Workshop “Avanços na gestão e qualidade ambiental”.

Durante a cerimônia de abertura o Diretor da EEL cumprimentou a todos pela realização do evento salientando que esses momentos devem ser totalmente aproveitados por todos os presentes, pois podem interferir diretamente em melhorias futuras para todos da EEL e também a toda região em que a Escola está inserida. “O impossível só acontece para quem não tem vontade de alçar voos mais altos. Encontros como esse são oportunidades de aprender e crescer.”

Na abertura do Workshop período da manhã o Prof. Dr. Reinaldo Pacheco da Costa (Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica da USP) falou sobre a história do pensamento econômico e Economia Solidária onde se insere o conceito da economia solidária neste contexto mostrou seus princípios, a saber: adesão voluntária; valorização da diversidade; autogestão; participação econômica dos membros; centralidade do ser humano; autonomia e independência; educação, formação e informação; Inter cooperação; interesse pela comunidade; cuidado com o meio ambiente. O palestrante ressaltou a diferença em relação aos projetos sociais atuais, nos quais impera o paternalismo e que são baseados na tomada de decisão de cima para baixo.

No período da tarde a os assuntos abordados respectivamente pelos engenheiros Roberto Chida da BrasEq e Alan Correa da Prominent foram as novas tecnologias em automação para sistemas de tratamento de água águas residuárias e para o tratamento avançado de água destinada ao abastecimento público, bem como para o monitoramento em tempo real.

O Workshop foi idealizado pela professora Doutora Dione Morita, coordenadora do curso de Engenharia Ambiental da EEL e pelas empresas parceiras BrasEq e Prominent. O evento contou com o patrocínio das empresas Farmamais, da Hopper e da Lumada. Cerca de 100 pessoas estiveram presentes no evento.