EEL cria programa RESUSCI para gerenciar os resíduos gerados no Vale do Paraíba

Simone Colombo

Preocupados com o destino dos resíduos gerados na Região Vale Paraibana, a Escola de Engenharia de Lorena da USP (EEL), por meio do Departamento de Ciências Básicas e Ambientais (DEBAS) promoveu, no dia 21 de outubro, o “Workshop Resíduos do Vale” para identificar e promover soluções que possam minimizar os danos provocados pelo descarte indevido de resíduos na região, bem como gerar valor pelo processamento desses resíduos.

O Workshop Resíduos do Vale foi motivado pelo Programa RESUSCI criado pelo DEBAS com o propósito de contribuir com a inovação nos temas: Resíduo, Educação, SUStentabilidade e CIdadania no município de Lorena.

O RESUSCI pretende oferecer uma relação de atividades à comunidade, incluindo a capacitação, consultorias técnicas, a prestação de serviços, dentre outras, a fim de levar o conhecimento das ciências básicas e ambientais em especial à Educação e ao Meio Ambiente.

Estiveram presentes no Workshop Resíduos do Vale; a Profa. Dra. Tereza Cristina Melo de Brito Carvalho responsável pelo LASSU – Laboratório de Sustentabilidade em TIC do Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais – POLI/USP; a Sra. Levidar Célia de Cascia Pereira, Coordenadora do Grupo de Profissionais de Meio Ambiente das Indústrias do Vale do Paraíba - GPMAI e CIESP de São José dos Campos-SP; a Sra. Elizabeth Teixeira Lima do Instituto de Energia e Ambiente – IEE/USP de São Paulo; a Técnica Sônia Santos A. Silva A. Almeida da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental da Cetesb de Taubaté-SP; o Engenheiro André Luis de Paula Marques, Diretor-Presidente da Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul (AGEVAP) e o engenheiro Willinilton Portugal, Secretário de Meio Ambiente do Município de Lorena - SP.

Durante a abertura do evento, o Diretor da USP de Lorena, Prof. Antonio Marcos de Aguirra Massola ressalta que a má gestão de resíduos trouxe sérios problemas a toda humanidade. O Diretor da EEL observa que a engenharia fornece aos engenheiros ferramentas para que possam trabalhar sem degradar o meio ambiente. “A Engenharia pode remediar o que está errado. É missão da engenharia melhorar o futuro!” Ele lembrou aos alunos presentes da crise hídrica em que se encontra o Sudeste brasileiro. “Vocês são as gerações futuras e o futuro está nas mãos de muitos aqui!” Da cooperação entre escola, empresas e setor público deve surgir ideias revolucionárias que podem interferir positivamente no destino de aparelhos eletrônicos, resíduos industriais, saneamento, contaminação de solo e recursos hídricos. O Diretor acentua “Devemos trabalhar pelo bem da região em que a nossa Escola está inserida e também pelo bem do Planeta! ”

O Secretário Municipal do Meio Ambiente de Lorena, Willinilton Portugal comenta que a USP de Lorena é parceira da Prefeitura Municipal desde o ano de 2013. O Secretário informou que a prefeitura está se preparando para o cumprimento da LEI FEDERAL 12305/2010 que determina que os municípios elaborem um Plano Municipal de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos e implantem ações para a reciclagem, reuso e destino ambientalmente correto de Resíduos Sólidos Urbanos. Segundo o Secretário, a participação da EEL junto ao tema certamente será significativamente positiva tanto no planejamento como no processamento de resíduos em Lorena. “Quando há pessoas bem intencionadas e com atitudes transparentes as coisas avançam”. “A parceria entre a Faculdade e a Prefeitura é o caminho e é inadmissível que a prefeitura não avance nas áreas que a universidade domina. Parabéns ao Departamento e à USP pela iniciativa!” conclui Portugal.

Durante o Workshop foram discutidos temas como: aproveitamento e reciclagem de resíduos eletroeletrônicos; resíduos das indústrias vale-paraibanas; atuação da CETESB e da AGEVAP no controle de resíduos.

Profa. Ana Gabas mencionou que as necessidades da área ambiental da região devem ser ainda melhor conhecidas pela EEL, que se especializa no ramo da Engenharia Ambiental, e que a partir das discussões levantadas neste Workshop, haverá maior motivação para que se encontre uma forma clara de atuação no gerenciamento ou com novas tecnologias, para os resíduos gerados no Vale do Paraíba.

Como consequência das discussões, a Escola de Engenharia de Lorena realizará um estudo para definir onde e como poderá atuar efetivamente, para promover um avanço significativo na área. Será elaborado pela EEL uma proposta que descreverá ações efetivas para gerar melhorias no gerenciamento dos resíduos gerados no Vale do Paraíba.

O Workshop Resíduos do Vale ocorreu sob a coordenação da Chefe do Departamento de Ciências Básicas e Ambientais da EEL, Profa. Dra. Ana Lúcia Gabas e contou com a colaboração dos docentes do Departamento, Prof. Dr. Eduardo Ferro, Profa. Dra. Érica Romão e Profa. Dra. Danúbia Caporruso Bargos.