Colégio Técnico mantido pela EEL conquista pela 4ª vez Selo de Qualidade de Ensino do CRQ.

O Colégio Técnico de Lorena (Cotel), pela quarta vez consecutiva, conquista o Selo da Qualidade certificado pelo CRQ-IV (Conselho Regional de Química – 4ª região). O Selo é concedido às melhores escolas técnicas de química do Estado de São Paulo e oferece parâmetros de excelência na qualidade de ensino e formação profissional. Somente 12 escolas técnicas de química conquistaram este Selo no Estado de São Paulo.

O Cotel é mantido pela Escola de Engenharia de Engenharia de Lorena (EEL - USP) e tem à sua frente o Diretor, o Prof. José Mário Pinto de Oliveira e o Coordenador Técnico, o Prof. Dr. Francisco Moreira Chaves.

Professor Chaves, Coordenador Técnico do Colégio, observa que o processo de certificação consiste na aplicação de uma auditoria interna com base nos requisitos preconizados pelo CRQ-IV e uma auditoria externa. Ele salienta “A auditoria interna é realizada pelos próprios alunos, pela abordagem da metodologia de ensino Aprendizagem Baseada em Projetos (Project Based Learning – PBL)”.

A auditoria externa é realizada por um grupo de auditores do CRQ. Em visita a Instituição, eles avaliam toda a infraestrutura da escola: os laboratórios didáticos, as salas de aula, os equipamentos, os materiais utilizados em laboratórios. Detalhes como: a administração acadêmica; o projeto pedagógico, as atividades acadêmicas articuladas à formação profissional; o corpo técnico administrativo; o corpo docente e discente do Colégio e até mesmo a biblioteca da unidade também são inspecionados por eles.

Em uma escala de notas que varia de 1 a 5, o Cotel recebeu a nota máxima na grande maioria dos quesitos e obteve uma média final de 4,72.

A primeira certificação do Cotel aconteceu em 2009 quando o CRQ instituiu o Selo e é mantido até hoje. O Diretor do Cotel, Prof. Oliveira, entende que a Certificação do colégio pelo CRQ com o Selo da Qualidade contribui para aperfeiçoamento constante do colégio para atender as exigências de melhorias analisadas nas áreas auditadas .

A entrega do certificado ocorrerá durante as comemorações do Dia do Profissional da Química do CRQ-IV em junho. O Selo da Qualidade do CRQ-IV tem validade por 3 anos.