Pular para o conteúdo principal

Aula Magna da EEL fala sobre o antropoceno: a nova era geológica.

A Humanidade alterou profundamente vários processos críticos que regulam o funcionamento climático de nosso planeta. As alterações no albedo da superfície e na composição da atmosfera impactaram o balanço radiativo da Terra, e estamos em rota de aquecimento com importantes impactos socioeconômicos e ambientais. O aumento da frequência de eventos climáticos extremos, aumento do nível dos oceanos, alteração dos padrões de precipitação estão entre os principais efeitos.

Entre as medidas necessárias, a redução do consumo, geração de energia por meio de processos que não emitam gases de efeito estufa, e a implementação de uma economia de baixas emissões de carbono estão entre as medidas necessárias.

A ativa área da ciência das mudanças climáticas globais requer intenso trabalho interdisciplinar, e novas abordagens entre as diferentes disciplinas.

O assunto, de interesse mundial, será o tema da Aula Magna da Escola de Engenharia de Lorena (EEL) da USP a ser ministrada dia 06/03 às 14h no auditório principal da Área I da EEL pelo pesquisador Prof. Dr. Paulo Artaxo (IF/USP).